Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcus Vinicius Chamon Schmidt

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Marcus Vinícius Chamon Schmidt, eng. florestal, pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM, Mestre em Ciências da Eng. Ambiental, pela Universidade de São Paulo. marcus.schmidt@usp.br. Fone: 11 94169-4432. Participou como bolsista do CNPq do Projeto "Levantamento de conhecimentos e práticas de povos indígenas e comunidades locais: contribuição aos relatórios da IPBES, contribuindo no tópico sobre degradação do solo e conservação da biodiversidade. É especializado em inventários florísticos participativos e estudo das etnopaisagens nos sistemas tradicionais de classificação ambiental. Procura considerar estes conhecimentos locais para a construção de modelos de restauração florestal e a recuperação de terras degradadas junto a estas comunidades em função dos impactos pelas mudanças climáticas. Aluno de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Intituto de Energia e Ambiente - IEE da Universidade de São Paulo - USP (início 2018) Foi consultor técnico no projeto ?Fogo do Índio - Alternativas de manejo adaptadas às mudanças climáticas para a conservação das florestas no Parque Indígena do Xingu?. Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental / Fundo Nacional Sobre Mudança do Clima/ Instituto Socioambiental - ISA (2015-2018). Tem atuado no desenvolvimento de projetos relacionados ao gerenciamento dos territórios e pesquisas sobre o etnoconhecimento visando a sustentabilidade e o manejo dos recursos naturais e dos sistemas de produtivos junto aos povos indígenas amazônicos. -Já atuou e ainda está envolvido com projetos e atividades no Parque Indígena do Xingu -MT e em outras localidades da Amazônia, entre as quais, a Terra Indígena - TI Alto Rio Negro - AM, TI Wayãpi - AM, TI Cachoeira Seca - PA e TI Arara - PA. Foi Consultor Técnico da Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI), Ministério do Meio Ambiente MMA / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), para a criação do Decreto nº 7.747, que Institui a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas. Consultoria - PNUD BRA/08/012 - Contrato nº 2010/000147 / Termo de Referência nº: 133516. Já foi coordenador do Projeto de Manejo de Recursos Naturais e Desenvolvimento de Alternativas Econômicas pelo Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA). Desenvolveu inventários de produtividade de óleos vegetais, formação de agentes indígenas de manejo de recursos naturais e assessoria de projetos para as associações e comunidades locais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/10/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: