Busca avançada
Ano de início
Entree

Silvia Regina de Oliveira Cavalcante

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Mestre em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Silvia Cavalcante é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora 2 do CNPq. O interesse de pesquisa é nos estudos de sintaxe diacrônica, com ênfase numa abordagem formal para os estudos da mudança, principalmente na detecção de gramáticas em competição na mudança linguística (Kroch, 1989). Atualmente, tem investigado a mudança na ordem VS no Português Brasileiro num corpus de cartas escritas por missivistas brasileiros nascidos entre os fins do século XVIII e meados do século XX com o projeto "Posição do Sujeito e Estrutura Informacional da Sentença". É uma das investigadoras do Projeto História do Português - HistLing - coordenado por Celia Lopes (UFRJ) e integra a equipe de investigadores do Projeto para a História do Português Brasileiro - PHPB - coordenado no Brasil por Ataliba de Castilho (USP) e no Rio de Janeiro por Maria Eugenia Duarte (UFRJ) e Marcia Rumeu (UFMG). (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/03/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CAVALCANTE, Silvia Regina de Oliveira. O uso de se com infinito na historia do portugues : do portugues classico ao portugues europeu e brasileiro modernos. Tese (Doutorado) -  Instituto de Estudos da Linguagem.  Universidade Estadual de Campinas.  (00/04783-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: