Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Maura Araujo Rocha

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente é Professora/Pesquisadora na Universidade Federal de Ouro Preto ( UFOP) / Escola de Minas, atuando na área de Mecânica dos Fluidos, Máquinas de Fluxo e Sistemas Hidráulicos, Combustão, Sistemas Fluido-Dinâmicos e Energias Renováveis. Foi Pesquisadora Bolsista de Programa de Capacitação Institucional DA no LACG/LCP/INPE. Possui pós-doutorado na área de valorização energética do glicerol, subproduto do biodiesel, no LACG/LCP/INPE. Tem pós-doutorado em "Flameless Combustion" (combustão sem chama visível) pelo IST/UTL/Lisboa, Portugal tendo participado de projetos em cooperação entre Brasil e Portugal nas áreas da "Flameless Combustion" e na queima de glicerol bruto. Foi responsável junto ao CNPq pelo projeto intitulado "Valorização Energética do Glicerol Através da Sua Combustão Para Redução e Captura de Carbono?. Possui doutorado pela UNESP/Campus de Guaratinguetá em Engenharia Mecânica/Transmissão e Conversão de Energia/Combustão, mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e graduação em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP. Tem atuado no desenvolvimento e aplicação de novas formas para geração de energia, visando a redução das emissões de poluentes (principalmente CO2, CO, UHC e NOx), na otimização energética e na melhoria da eficiência do processo de queima. Atua ainda no estudo de alternativas para solucionar problemas de cunho ambiental, como a turfa. Para tal, tem se especializado nas tecnologias: combustão pulsante, "flameless combustion", combustão "oxy-fuel", bem como, na utilização e valorização de combustíveis alternativos, como a queima de glicerol bruto (subproduto do biodiesel) e de óleo pirolítico de pneus, entre outros combustíveis. Sua experiência inclui desenvolvimento de queimadores, aplicações diversas para o gás natural, experiência com chamas difusivas turbulentas, bem como a utilização de técnicas ópticas não intrusivas de medição como a tomografia de chama (detecção da distribuição de radicais na região de chama), espectroscopia por emissão com um sistema óptico tipo Cassegrain (medição do espectro de radicais quimiluminescentes para identificar a razão de equivalência local e temperatura na zona de reação), LDA - Laser Doppler Anemometry (determinação do perfil de velocidades na região de chama), sistema de difração a laser para a medição da distribuição e tamanho de gotas de spray e equipamentos para caracterização de substâncias químicas, como calorímetro, DSC/TGA e analisador de CHNS/O. Atuou em projeto temático na análise de dados da combustão de biomassa provenientes de florestas tropicais, especificamente, de queimadas na floresta amazônica, analisando seu respectivo impacto ambiental. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/08/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

ROCHA, ANA MAURA A.; CARVALHO, JR., JOAO A.; LACAVA, PEDRO T.. Gas concentration and temperature excited Delft turbulent jet in acoustically flames. FUEL, v. 87, n. 15-16, p. 3433-3444, . Citações Web of Science: 14. (02/12802-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ROCHA, Ana Maura Araujo. Estudo experimental de chamas difusivas livres turbulentas de gás natural submetidas a oscilações acústicas.  195 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá).  Guaratinguetá.  (02/12802-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: