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William Roberto Wolf

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em aeronáutica pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Stanford University (2011). Trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Aeronáutica e Espaço nos anos de 2011 e 2012. Atualmente, é professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Aeroespacial e Mecânica com ênfase em escoamentos turbulentos, aerodinâmica não estacionária, aeroacústica, simulação numérica de alta fidelidade, modelagem de ordem reduzida e controle de escoamentos. telefone: +55 19 3521 3272 e-mail: wolf@fem.unicamp.br página: www.fem.unicamp.br/~wolf (Fonte: Currículo Lattes)

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A era do exaflops 
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Voo de coruja inspira indústria aeronáutica a projetar aviões mais silenciosos 
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Voo de coruja inspira indústria aeronáutica a projetar aviões mais silenciosos


Estreia em 4 de agosto de 2020 - Agência FAPESP. Ao estudar a aerodinâmica do voo da ave, considerado o mais silencioso, os pesquisadores do Laboratório de Ciências Aeronáuticas da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, em colaboração com colegas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade Lehigh, dos Estados Unidos, identificaram características nas asas da coruja que, mimetizadas nas asas de aviões, possibilitam projetar aeronaves mais silenciosas.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LUI, Hugo Felippe da Silva. Investigation of shock-boundary layer interactions in a supersonic axial turbine. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Engenharia Mecânica.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP.  (19/26196-5

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