Busca avançada
Ano de início
Entree

Rafael Augusto Urano de Carvalho Frajndlich

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor de fundamentos, teoria e projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp desde 2015. Tem formação com ênfase em história da arquitetura moderna e contemporânea, dedicando-se a problematização de aspectos da disciplina em seu contato com categorias estéticas. Sua tese de doutorado, desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, centrou-se num estudo da obra do historiador de arquitetura Manfredo Tafuri e sua relação com os círculos filosóficos italianos, de título ?Tafuri. Tempo da cidade longínqua? (2014). Como professor da Unicamp, desenvolve pesquisa sobre arquitetura moderna brasileira, sob o recorte da relação estreita entre a formulação estética de Oscar Niemeyer e o projeto político de Juscelino Kubitschek, desde a prefeitura de Belo Horizonte até a inauguração de Brasília, intitulado ?Horizontes, arquitetônicos e políticos. Niemeyer e Kubitschek 1940-1961?. A iniciativa busca, a partir de um amplo estudo filológico e cotejamento de biografias e obras, complexificar uma relação usualmente apresentada como cheia de concomitâncias, mas cujos descompassos abrem novas perspectivas de compreensão do moderno tal como foi moldado no país. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: