Busca avançada
Ano de início
Entree

Reinaldo Marcondes Orselli

CV Lattes


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005), especialização em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor - Ecole Nationale Superieur de Hydraulique et Mecanique de Grenoble (2000) e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (2012). Graduação realizada com ênfase em análise de sistemas propulsores marítimos (vibração e controle). Em Grenoble (França), se especializou na área de dinâmica dos fluidos computacional voltado para turbinas hidráulicas. No mestrado, o trabalho teve como tema o estudo do escoamento através de meio porosos com contração súbita aplicando ferramentas da dinâmica dos fluidos computacional e modelagem da turbulência. Já o doutorado, inserido no projeto temático Fapesp/Embraer "Aeronave Silenciosa", teve como objetivo o estudo do ruído gerado do escoamento em torno de cilindro levando em conta efeitos de tridimensionalidade. Após o doutorado, entre 2012 e 2014, participou do projeto CNPq/FINEP intitulado "Desenvolvimento de soluções aprimoradas, através de ensaios em túnel aeroacústico, para o problema de ruído externo em aeronaves", em particular, com o objetivo de estudar o ruído gerado de fan utilizando ferramentas da aeroacústica computacional e o método Lattice-Boltzmann. Em setembro 2014, iniciou o pós-doutorado na KU Leuven (Bélgica), o trabalho tratou do estudo e desenvolvimento de ferramentas da aeroacústica computacional aplicadas ao ruído gerado de escoamentos confinados, tais como escoamento através de orifícios e válvulas. No período 2017-2018, participou de mais um programa de pós-doutorado pela USP no âmbito do projeto de separadores supersônicos de componentes do gás natural pelo centro de pesquisa RCGI (Reserach Centre for Gas Innovation). Desde 2018, é professor da Universidade Federal do ABC do curso de engenharia aeroespacial, atua nas áreas de aeroacústica computacional. aerodinâmica, dinâmica dos fluidos computacional (CFD), supressores de vórtices, projeto de aeronaves e colabora no desenvolvimento/pesquisa no projeto do separador supersônico de gás natural em conjunto com o RCGI. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ORSELLI, Reinaldo Marcondes. Escoamento turbulento em contração súbita com inserto poroso.  418 f. Dissertação (Mestrado) -  Ministério da Defesa.  Brasil.  São José dos Campos.  (03/11127-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: