Busca avançada
Ano de início
Entree

Rubens Eduardo Garcia Machado

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física (Bacharelado com Habilitação em Astronomia) pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pela Université de Provence (2010). Desde 2017 é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas Astrofísica Extragaláctica e Dinâmica de Galáxias, atuando principalmente nos seguintes temas: simulações numéricas, galáxias espirais, galáxias barradas, aglomerados de galáxias e matéria escura. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 05/10/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Simulações cósmicas


Publicado em 06 de maio de 2015 - Pesquisa FAPESP. Observações astronômicas sugerem que parte do gás acumulado no centro do aglomerado de galáxias Abell 2052, a 480 milhões de anos-luz de distância da Terra, teria sido chacoalhado até espirrar para a periferia do conjunto criando uma cauda de gás de formato espiral. Pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) estão se valendo de simulações em computador para explicar o transbordamento de gás para a espiral observada no aglomerado Abell 2052.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página