Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcello Magri Amaral

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Brasil. Campus São Paulo  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharelado em Física com ênfase em Pesquisa Básica em 2006 pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) de 2004 a 2012, obtendo os títulos de Mestre em Tecnologia Nuclear em 2008 com o trabalho em Espectroscopia de Plasma Induzido por Laser (LIBS - Laser Induced Breakdown Spectroscopy), aplicado a análise de patrimônio histórico, e de Doutorado em 2012, por seu trabalho na aplicação de técnicas ópticas e interferométricas (OCT - Optical Coherence Tomography) e modelos de inversão para aplicação na caracterização de materiais biológicos, ambos pela Universidade de São Paulo. 
Possui experiência em pesquisa e desenvolvimento no âmbito Industrial tendo trabalhado pela Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, atuando em diversas áreas de pesquisa básica e aplicada. Na pesquisa básica desenvolveu projeto utilizando OCT para caracterização da pele da mulher brasileira e cruzamento de características fenotípicas com genotípicas através de parceria com o INCor (Instituto do Coração). Na pesquisa aplicada desenvolveu projetos de caracterização de pele e cabelos de mulheres para criação de ferramentas de recomendação de produtos para auxilio a vendas, por exemplo um app que através de fotografia do rosto avalia o estado da pele e recomenda o melhor tratamento, e uma escala de avaliação de danos em cabelos através de avaliação tátil que resultou em uma patente depositada internacionalmente. Ainda na área das aplicações, desenvolveu pesquisa em parceria com o MIT Media Lab para desenvolvimento de metodologias de avaliação objetiva dos cabelos utilizando técnicas espectroscópicas e ópticas. Durante este período adquiriu experiencia na Gestão de Projetos, Gestão de Inovação e Portfólio, além de ter participado de diversos treinamentos como o da metodologia Design Thinking.
Foi pesquisador-pronametro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), trabalhando no projeto em parceria com o Instituto de Física e a Escola de Engenharia da USP de São Carlos, para obtenção de um padrão primário metrológico de tempo e frequência reconhecido internacionalmente.
Realizou estágio pós-doutorado no Centro de Lasers e Aplicações do IPEN atuando na área de Tratamento e Diagnóstico de Tecidos Biológicos Submetidos a Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes através de métodos biofotônicos.
Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação da Universidade Brasil, desenvolvendo pesquisas na área de biofotônica e óptica biomédica para melhoria dos sistemas de saúde (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/02/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: