Busca avançada
Ano de início
Entree

Valentin Obac Roda

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: França

Graduou-se Engenheiro Elétricista pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP em 1973. De 1974 a 1976 trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo, criando um laboratório e desenvolvendo instrumentação eletrônica para engenharia civil nas áreas de acústica e conforto térmico. Em 1976 ingressou no Instituto de Física de São Carlos da USP como Engenheiro, tendo no mesmo ano passado a professor, neste Instituto coordenou as oficinas de infraestrutura em eletrônica por mais de 15 anos. Concluiu o mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1978 tendo desenvolvido um sistema dedicado para aquisição de dados e o doutorado em Engenharia Eletrônica no University College London/Universidade de Londres em 1983 com um trabalho de tolerância a falhas em sistemas de computação. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego em 1993 também na área de tolerância a falhas. Em 1999 transferiu-se para o Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos também da USP onde trabalhou até agosto de 2010 como professor associado. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui larga experiência em Engenharia Elétrônica, com ênfase no desenvolvimento de circuitos eletrônicos e aplicações tanto analógicos, digitais como utilizando microprocessadores, atuando em temas reais e práticos: visão computacional rápida; processamento de imagens com implementação em "hardware"; arquiteturas não convencionais de computadores; instrumentação eletrônica virtual e microprocessada; desenvolvimento de instrumentação para monitoração do meio ambiente; veículos aquáticos autônomos; aplicações de lógica programável (CPLDs e FPGas), microcontroladores e processadores digitais de sinais. Recentemente associou-se ao Laboratorio de Eletrônica de Potencia e Energias Renovaveis da UFRN onde orienta e desenvolve pesquisas nas areas de conversão eletronica de potência, energias renovaveis e redes elétricas inteligentes. Concluiu a orientação de um número significativo de alunos de mestrado e doutorado. Tem atuado como revisor de trabalhos de congressos e revistas internacionais nas suas áreas de pesquisa. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: