Busca avançada
Ano de início
Entree

Tâmis Peixoto Parron

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Tâmis Parron é professor pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Harvard (Volkswagen Fellow) e na Unifesp (Fapesp), é coordenador do Núcleo de História Comparada Mundial (COMMUN, UFF), membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais e editor da Revista Rosa. Desenvolve e orienta pesquisas sobre escravidão, geopolítica e economia mundial no longo século 19 (1780-1945), nos campos da sociologia histórica, teoria crítica e economia política global. Escreveu A Política da escravidão no Império do Brasil (2011, Prêmio Jabuti em Ciências Humanas) e, em coautoria, Escravidão e política: Brasil e Cuba, 1790-1850 (2010, trazido para o inglês em 2016). Organizou os livros Cartas políticas a favor da escravidão (2008) e Ação; reação; transação (2016). E coordena a série de livros Narrativas da Escravidão (Hedra), composta de relatos em primeira pessoa de ex-escravizados, escolhida para integrar o PNLD 2022-2024. Seu doutorado, A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846 (2015), ganhou o Prêmio Tese Destaque da USP (2016) e o Prêmio Capes de Tese (2016). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: