Busca avançada
Ano de início
Entree

Adriana Vitorino Rossi

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Museu Exploratório de Ciências (MC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Minha formação envolve Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica (1987) e Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Mestrado em Química na Área de Química Analítica pela UNICAMP (1990) e Doutorado em Ciências na Área de Química Analítica pela UNICAMP (1995). Sou docente do Instituto de Química da UNICAMP desde 1996, Coordenadora de Graduação de 215 a 2019 e Diretora Educacional do Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP entre 2006 e 2011. Coordenei o subprojeto Licenciatura em Química do programa PIBID na UNICAMP, de 2010 a 2018. Ofereço cursos de extensão universitária, gratuitos para professores da rede pública, além de participar de programas institucionais de formação continuada de professores (como o Curso de Especialização para Ensino de Ciências e Matemática CECIM). Participo da organização de eventos voltados ao Ensino de Química, como o SIMPEQ Simpósio para Profissionais do Ensino de Química, criado sob minha coordenação em 2000, em sua 17ª terceira edição realizada em 2018, juntamente como SIMPEQuinho -11 (para estudantes da educação básica) e Química em Ação (desde 2013, sob minha coordenação), com financiamento de projetos do Programa Novos Talentos da CAPES, dentre outros; esses programas são voltados para formação continuada de professores do ensino médio de escolas públicas e divulgação científica para estudantes da educação básica com programações na UNICAMP e nas escolas. Atuo na área de Química, com ênfase em Química Analítica, com projetos para desenvolver procedimentos de extração e análise de compostos naturais, como antocianinas e capsaicinóides, explorar novos materiais e abordagens diferenciadas para análises químicas (inclusive com um produto tecnológico licenciado) e Ensino de Química, com pesquisas envolvendo divulgação científica, formação de professores e a Química Analítica no Ensino Superior. Oriento trabalhos de mestrado e doutorado no programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UNICAMP e no Programa Multiunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PECIM-UNICAMP. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/10/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

DANIELA BROTTO LOPES TERCI; ADRIANA VITORINO ROSSI. Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução?. Química Nova, v. 25, n. 4, p. 684-688, . (00/02220-8)

ERNESTO CORREA FERREIRA; ADRIANA VITORINO ROSSI. A quimiluminescência como ferramenta analítica: do mecanismo a aplicações da reação do luminol em métodos cinéticos de análise. Química Nova, v. 25, n. 6a, p. -, . (99/00022-5, 96/09175-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

TERCI, Daniela Brotto Lopes. Aplicações analíticas e didáticas de antocianinas extraídas de frutas.  243 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas.  (01/12712-8

FERREIRA, Ernesto Correa. Aplicações analiticas do estudo da reação quimiluminescente de luminol. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Quimica.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (99/00022-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: