Resumo
Este plano RTI 2024 tem por objetivo detalhar a aplicação de recursos na melhoria da infraestrutura da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, apoiando a infraestrutura coletiva de pesquisa e beneficiando projetos de pesquisa. (AU)
Graduou-se em Engenharia Mecanica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e o doutorado em Mecanica Aplicada - Politecnico Di Milano (1993). Atualmente é professora titular (MS6) da Universidade Estadual de Campinas. É membro do IFToMM Technical Committee in Rotordynamics desde 2004 e atualmente está como Presidente do comitê desde 01/2018. Foi coordenadora de programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UNICAMP de 2007 a 2011 e coordenadora geral de pós-graduação na Faculdade de Engenharia Mecânica de 2011 a 2013. Ingressou como membro titular na Academia Nacional de Engenharia em 2014. Foi membro do Conselho da ABCM de 2016 a 2019. Atualmente, está como editora associada do Periódico Mechanism and Machine Theory, da Springer. Foi membro do corpo editorial do periódico Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase nas áreas de conhecimento em Dinâmica e Projeto de Máquinas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: dinâmica de rotores, mancais lubrificados, modelagem e análise de vibrações em máquinas rotativas e sua interação com estruturas de suporte. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Este plano RTI 2024 tem por objetivo detalhar a aplicação de recursos na melhoria da infraestrutura da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, apoiando a infraestrutura coletiva de pesquisa e beneficiando projetos de pesquisa. (AU)
Este plano RTI 2023 tem por objetivo detalhar a aplicação de recursos na melhoria da infraestrutura da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, apoiando a infraestrutura coletiva de pesquisa e beneficiando projetos de pesquisa. (AU)
Este plano RTI 2022 tem por objetivo detalhar a aplicação de recursos na melhoria da infraestrutura da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, apoiando a infraestrutura coletiva de pesquisa e beneficiando projetos de pesquisa. (AU)
O objetivo do projeto temático da FAPESP, intitulado Identificação e controle tolerantes a falhas de sistemas rotativos (concessão nº 2015/20363-6), como o nome sugere, é o desenvolvimento de um sistema capaz de identificar falhas em um sistema rotativo para controlar ou compensá-los. Esse controle, ou compensação, deve permitir que a máquina com defeito permaneça operacional em sua condi…
Sistemas rotativos representam uma classe de máquinas com grande aplicação na indústria. Entre os principais componentes de tais sistemas, mancais são os elementos mais suscetíveis a falhas. Várias técnicas atualmente desenvolvidas para diagnóstico e prognóstico de mancais usam respostas baseadas em modelos. Neste contexto, torna-se crucial o desenvolvimento de modelos mais robustos e rep…
Esta proposta de pesquisa científica de graduação enquadra-se no tema do projeto "Identificação e controle tolerante a falhas de rotores suportados por mancais hidrodinâmicos". Os principais objetivos são estudar e implementar o método de máxima entropia para estimar as incertezas dos parâmetros do modelo de falha do sistema rotativo. O parâmetro de falha pode ser aplicado para simular um…
Os mancais hidrodinâmicos são um dos componentes mais importantes de máquinas rotativa devido à sua grande influência no comportamento dinâmico do rotor. Apesar de seu papel proeminente nessas máquinas, eles são suscetíveis a diferentes tipos de falhas, como cavitação, desgaste e ovalização. As falhas de ovalização ocorrem devido a deformações plásticas no perfil do mancal causadas por aq…
Este projeto de graduação está relacionado ao tópico 4.1.5 do projeto temático, e trata da modelagem de elementos finitos de eixo usando modelo de viga curva. O objetivo é avaliar o potencial de substituição do atual modelo de arqueamento, que desconsidera os efeitos de inércia do eixo rotativo, para um modelo mais representativo, que inclui tais efeitos dinâmicos. Os parâmetros usados na…
Além da compreensão do comportamento dinâmico das máquinas rotativas, uma demanda ainda crescente por maior desempenho do sistema e menores custos operacionais está levando os pesquisadores a melhorar modelos e técnicas previamente existentes, sendo a detecção e o diagnóstico de falhas, cruciais para essas metas. A detecção e o diagnóstico de falhas envolvem a observação de qualquer saída…
Esta proposta para a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior consiste principalmente no aspecto experimental do projeto de doutorado (#2016/13059-1) em andamento, parte de um projeto temático (#2015/20363-6) em cooperação com a instituição alemã Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstadt). Rotores são sempre susceptíveis a vibrações devido ao desbalanceamento, e, particularmente, eixos…