Busca avançada
Ano de início
Entree

Lilian de Angelo Laky

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em História pela PUC-SP (2005) e mestrado (2011) e doutorado (2016) em Arqueologia Clássica pelo MAE-USP. Foi bolsista da FAPESP de Iniciação Científica entre 2005 e 2007, do CNPq de mestrado entre 2007 e 2009 e de doutorado FAPESP entre 2011 e 2015. Realizou em 2014 estágio de pesquisa na Universidade de Thessaloniki, na Grécia, sob supervisão da Professora Aliki Moustaka, e na Escola Britânica de Atenas, onde foi membro, com a bolsa BEPE/FAPESP de doutorado. É pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA -MAE/USP) desde 2006 e do Laboratório de estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo antigo (LEIR-MA/FFLCH-USP) desde 2018, neste último é vice-coordenadora e realiza estágio de pós-doutorado iniciado em 2018 com bolsa FAPESP. É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) desde 2004 e da European Association of Archaeologists (EAA) desde 2020. Entre 2016 e 2017 foi bolsista pesquisadora residente do MASP, no Programa MASP Pesquisa, estudando a escultura romana da deusa Higeia do acervo deste museu. É coordenadora do núcleo de estudos de Arqueologia da Areté - Centro de Estudos Helênicos em São Paulo. Desde 2012 faz parte da equipe das escavações alemãs em Olímpia na Grécia, sendo responsável pela publicação das moedas encontradas no setor sudeste do antigo estádio, nas escavações entre 2007 e 2014, e nas termas romanas, nas escavações dos anos 1990. Em arqueologia da Grécia atua nos seguintes temas: religião, política e identidade grega, pólis, santuários, numismática (iconografia monetária) e arte grega antiga. Contemplada com o Prêmio Tese Destaque USP 2018 - melhor tese grande área Ciências Humanas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Livro aborda as mudanças no culto a Zeus durante o surgimento das cidades-Estado gregas 
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LAKY, Lilian de Angelo. A apropriação e consolidação do culto de Zeus pela cidade grega: moedas e santuários, política e identidade em época arcaica e clássica. Tese (Doutorado) -  Museu de Arqueologia e Etnologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (11/12709-9

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: