Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria José Alves de Oliveira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Química Bacharel e Licenciatura Plena pela Faculdades Oswaldo Cruz São Paulo, com iniciação científica bolsa FAPESP no Centro de Química e Meio Ambiente (CEQMA), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), com atuação em hidrogéis para descontaminação de tório em bancadas (superfícies). Mestrado e doutorado em Ciência pela Universidade de São Paulo (USP). Área de conhecimento: Tecnologia Nuclear -Materiais, ambos com bolsa FAPESP. Foi ganhadora do prêmio CAPES de melhor tese nacional de 2014 (categoria CAPES como Engenharia II) com pesquisa em hidrogéis poliméricos para liberação de fármaco, especialmente para tratamento de leishmaniose cutânea. Possui Pós-doutorando três anos com bolsa CAPES proveniente do prêmio de melhor tese e Pós doutorado, dois anos com bolsa Comissão Nacional de Energia Nucleares (CNEN), ambos na área de biomateriais para área da saúde. Experiência em desenvolvimento de biomateriais poliméricos, para área da saúde incluindo hidrogéis com nanopartículas de prata para tratamento de feridas, escaras, queimaduras e hidrogéis para leishmânia cutânea. Experiência em: preparo de géis e hidrogéis por diferentes metodologias (químico, físico e radiação ionizante); caracterização química e física de biomateriais, tais como, análises térmicas, FTIR, UV- visível, DLS, fração gel, EDS, intumescimento, ensaios mecânicos, métodos de encapsulamento e liberação de ativos; aplicação de biomateriais gelificados em modelos "in vitro" e "in vivo", preparo de soluções e boas práticas de laboratório. Vínculo atual pós doutorado em materiais nanoestruturados para limpeza de acervo cultural, no Centro das Tecnologias das Radiações (CETER) Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
4 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

OLIVEIRA, Maria José Alves de. Obtenção de membranas de hidrogéis para tratamento alternativo da Leishmaniose tegumentar. Tese (Doutorado) -  Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP.  São Paulo.  (09/50926-1

OLIVEIRA, Maria José Alves de. Sintese, caracterizacao e citotoxicidade de hidrogeis polimericos para imobilizacao de farmaco empregado no tratamento de Leihmaniose. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP.  São Paulo.  (06/53634-3

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: