Busca avançada
Ano de início
Entree

Mauro Batista de Morais

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Medicina (1977), Residência Médica em Pediatria (1979), Mestrado em Pediatria (1984), Doutorado em Medicina (1985) e Livre-Docência em Gastroenterologia Pediátrica (1999) concluídos na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Atuou como Professor do Departamento de Pediatria de 1984 a 2022, inicialmente na Disciplina de Pediatria Clínica e a partir de 1987 na Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica. Pós-Doutorado, com bolsa do CNPq, no Baylor College of Medicine, Houston, Texas (1993/1994). Na área de extensão, atuação intensa na área de Residência Médica, sendo presidente da Comissão de Residência Médica da UNIFESP por seis anos (1987-1988 e 1997-2001). Foi Coordenador do programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências aplicadas em Pediatria (Mestrado e Doutorado) de 2003 a 2008 e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (Mestrado e Doutorado) de 2011 à 2016, ambos da UNIFESP. No presente, continua como orientador destes dois programas de Pós-graduação. Foi chefe do Departamento de Pediatria no período de 2009 até 2015. A principal área de atuação é a Gastroenterologia Pediátrica, sendo chefe da Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica da UNIFESP no período entre 1997 e 2004 e entre 2007 e 2009 e entre 2015 e 2018. Membro do Conselho Editorial dos Arquivos de Gastroenterologia. Membro do Conselho Editorial Executivo do Jornal de Pediatria de 2011 a 2014. Membro do Núcleo Diretor do Departamento de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria do qual foi Presidente entre 2016 e 2019. Áreas de maior interesse: distúrbios da motilidade intestinal, fibra alimentar, prebióticos, probióticos microbiota intestinal, absorção intestinal de ferro e deficiência de ferro, alergia alimentar e repercussões nutricionais e no crescimento das doenças do aparelho digestório. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Microbiota Intestinal - 2º bloco


O programa mostra pesquisadores que estudam a relação entre as bactérias que habitam os intestinos (a microbiota intestinal) e a saúde das pessoas. A literatura científica sobre pré-bióticos e probióticos aumentou sensivelmente nos últimos 10 anos. E quanto mais os estudos avançam, parece confirmar-se a tese de que a microbiota intestinal pode estar relacionada com muitas doenças humanas. O programa SP Pesquisa visitou dois laboratórios que se dedicam à microbiota: um da Unicamp, que quer entender a relação da microbiota com a obesidade e o diabetes; outro da Unifesp, que fez um levantamento entre a microbiota de crianças de classes sociais diferentes. Os estudos também procuram entender a relação entre a alimentação e a microbiota e ainda, se a injeção de novas bactérias pode combater doenças causadas por outras.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.