Busca avançada
Ano de início
Entree

Raul Cavalcante Maranhao

CV Lattes ORCID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1973), Residência em Clínica Médica e Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP, 1975) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1981). Tem Pós-Doutorado pelo Biophysics Institute, Boston University Medical School (1982-1984) e foi Professor Visitante do Departamento de Genética Molecular daquela Universidade (1990). Tem Livre-Docência (1987) e Prof. Titular (2000-2023) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), na área de Bioquímica Clínica. Atualmente é Professor Titular Sênior do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP. É responsável pelo Laboratório de Metabolismo e Lípides do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas com o metabolismo de lipoproteínas e uso de nanopartículas lipídicas para veiculação de fármacos para o tratamento de doenças degenerativas como o câncer e doenças cardiovasculares. É um dos pioneiros mundiais na área de Nanotecnologia Médica, tendo demonstrado, pela primeira vez, a concentração de nanopartículas produzidas artificialmente em tumores de pacientes com Câncer (BJCBR 1992, Cancer Res 1994, U.S.Patent n 08/388147). Orientou 33 alunos de mestrado e 46 de doutorado e coorientou, informalmente, 11 mestre e 19 doutores. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Mensajeros poderosos 
Carteiros notáveis 
Fluxo livre 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 07/12/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Análise e Controle de Medicamentos Angiotomografia das coronárias Aquisição de equipamentos Arteriosclerose Aterosclerose Biologia molecular Bioquímica Cardiologia Carmustina Ciências Biológicas Ciências da Saúde Cinética química Cintilação em líquidos nobres Clínica Médica Colesterol Daunorrubicina Dislipidemias Doença arterial periférica Doença da artéria coronariana Doenças cardiovasculares Doenças reumáticas Emulsões (formas farmacêuticas) Emulsões gordurosas intravenosas Emulsões Endotélio Equipamentos multiusuários Estudos randomizados Etoposídeo Farmácia Farmacocinética Farmacologia Bioquímica e Molecular Farmacologia Fármacos Fisiologia Fosfolipídeos HDL-Colesterol Infarto do miocárdio Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura LDL-Colesterol Laboratórios Lipase lipoproteica Lipoproteínas LDL Lipoproteínas Macrófagos Medicina Melfalano Metabolismo dos lipídeos Metabolismo e Bioenergética Metotrexato Microemulsão Modernização Nanoemulsão lipídica Nanoemulsão Nanopartículas lipídicas Nanopartículas Nanotecnologia Neoplasias Paclitaxel Projetos de infraestrutura Proteínas Proteômica Qualidade Quilomícrons Química de Macromoléculas Quimioterapia Quimioterápicos Reatividade cardiovascular Recursos para a pesquisa Remodelação ventricular Sistemas de liberação de medicamentos Tecnologia Terapêutica médica Toxicidade Transplante de coração Transplante de medula óssea Tratamento de doenças Tratamento do câncer Treinamento
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco


Publicado em 27 de junho de 2015 - SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco. O programa São Paulo Pesquisa conta o que os cientistas já sabem sobre como o câncer aparece no nosso organismo. E aborda isso por meio de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa de São Paulo. O médico Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação translacional em oncologia do Instituto do Câncer, explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento. Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, investiga nanomedicamentos para o tratamento do câncer.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.