Busca avançada
Ano de início
Entree

Larissa Alves de Lira

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente, Larissa Alves de Lira é professora visitante da Universidade de Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris) e pela Universidade de São Paulo, em convênio internacional de dupla titulação, mestre em Geografia Humana pela USP, Bacharel e licenciada em Geografia pela USP. Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de história e epistemologia da geografia, história e epistemologia da geo-história, da geoeconomia, da geopolítica e sobre a inserção do Brasil nos estudos globais. Fez diversas palestras e apresentações de trabalho no Brasil, no exterior, e, principalmente na França, Alemanha e Estados Unidos. É autora dos livros O Mediterrâneo de Vidal de la Blache: o primeiro esboço do métodos geográfico (1852-1918) , Pierre Monbeig a a Formação da Geografia no Brasil: uma geo-história dos saberes (1925-1957) e co-organizadora do livro Geografias das ciências: geografias das ciências, dos saberes e da história da Geografia . (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/05/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LIRA, Larissa Alves de. Pierre Monbeig e a formação da geografia brasileira: uma ciência no contexto do capitalismo tardio. erosão dos valores literários, tentação à ação e sistematização do método (1925-1957). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/19286-9

LIRA, Larissa Alves de. O primeiro esboço do método geográfico de Vidal de La Blache a partir dos estudos do Mediterrâneo. Permanências e rupturas no contexto da institucionalização da geografia (1872-1918). Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (09/11729-6

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: