Busca avançada
Ano de início
Entree

Rosa Fátima de Souza Chaloba

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Rosa Fátima de Souza-Chaloba é professora titular em História da Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP, concurso realizado em 2016), bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B e vice-diretora da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara (gestão 2017-2021). Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Estágio no Exterior na Universitat Autonoma de Barcelona (1994/1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), Pós-Doutorado na School of Education, University of Wisconsin - Madison/EUA (2001), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (2006) e estágio no exterior na Universidade de Santiago de Compostela (2009) e na Universidade de Lisboa (2012). É membro da Coordenação de Área de Ciências Humanas e Sociais (CHIII) da Fapesp. É pesquisadora do Laboratorio de Investigación: Género, Interculturalidad y Derechos Humanos (LIGIDH) vinculado ao Colegio de San Luis de Postosi (COSAN México. É presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (gestão 2019 2021) entidade na qual se filiou como sócio fundadora em 1999. Integra como pesquisadora associada a equipe do Projeto Temático Saberes e Práticas em Fronteiras: por uma história transacional da educação (1810-...), coordenado pelas Professoras Doutoras Diana Gonçalves Vidal e Carlota Josefina Malta Cardoso dos Reis Boto (USP), financiado pela FAPESP (Processo n. 2018/26699-4). Coordena o projeto integrado de pesquisa Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), financiado pelo CNPq. Coordenou o GT de História da Educação da ANPED (2008-2009) e respondeu pela vice coordenação desse GT entre 2006 e 2007 tendo integrado o Comitê Científico da ANPEd nos anos de 2011 e 2012. Atuou como membro do Comitê de Avaliação CAPES - Área de Educação (2007, 2009/2012) e do Comitê de Avaliação de Livros CAPES - Area de Educação (2012 e 2013). É membro do Conselho Científico das revistas Linhas e Trilhas pedagógicas. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências /UNESP/Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história da educação (história do ensino primário e secundário e história do currículo), cultura material escolar, centros de documentação e patrimônio histórico escolar. Assina artigos e comunicações com o nome de Rosa Fátima de Souza. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
La arquitectura del saber 
Arquitetura do saber 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FRATTINI, Ritta Minozzi. A implantação da reforma do ensino de 1º e 2º graus no estado de São Paulo nas páginas da imprensa (1971-1982).  205 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).  Araraquara.  (09/04492-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: