Resumo
Os principais focus deste projeto são o estudo de violação de unitariedade devida a adição de operadores de dimensão seis ao modelo padrão, bem como a obtenção de vínculos sobre vértices tríplices de gauge a partir dos dados do LHC. (AU)
possui graduação em Bacharelado em Física (1979), mestrado (1982) e doutorado (1985) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Departamento de Fisica Matematica da USP. Atua na área de Física das Partículas Elementares e Campos, com enfase na Fisica de aneis de colisao. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Os principais focus deste projeto são o estudo de violação de unitariedade devida a adição de operadores de dimensão seis ao modelo padrão, bem como a obtenção de vínculos sobre vértices tríplices de gauge a partir dos dados do LHC. (AU)
Este projeto visa unir o conhecimento em construção de modelos e teorias efetivas dos pesquisadores da USP com a experiência em física de anéis de colisão e cosmologia dos pesquisadores de Southampton para estudar a matéria escura (DM) e aspectos teóricos relacionados a ela. A existência de DM é confirmada por diversas observações independentes e é uma prova experimental inegável de nova …
A descoberta do bóson de Higgs em 2012 marco o início do estudo direto do setor de quebra da simetria eletrofraca. Os acoplamentos do Higgs podem ser estudados através do uso de lagrangianas efetivas para parametrizar desvios com respeito às previsões do modelo padrão. Como é bem sabido teorias efetivas podem levar a violação de unitariadade a altas energias. Neste projeto estudaremos mec…
Estudaremos os limites sobre a existência de uma nova Física que podem ser obtidos a partir dos dados do Large Hadron Collider do Cern. Para tanto, vamos obter os vínculos sobre a extensão do modelo padrão por operadores de dimensão superior. Também estudaremos os vértices tríplices entre os bósons de gauge eletrofracos usando estados finais puramente hadrônicos.
O objetivo deste projeto é investigar o potential do detetor próximo de DUNE para o estudo de nova Física. Estudaremos o potencial de DUNE para a busca de vários modelos para a geração de massa dos neutrinos. (AU)
O foco principal deste projeto é o estudo da fenomenologia do LHC utilizando objetos extremamente energéticos. Em particular, analisaremos os limites que podem ser obtidos usando bósons eletrofracos altamente energéticos.
Neste projeto estudaremos matéria escura com masses na região de sub-GeV. Propomos obter os requisitos que estes estados devem satisfazer para produzir um sinal em experimentos de deteção direta. Posteriormente classificaremos os modelos completos de satisfazer tais condições. (AU)
O objetivo deste projeto é analisar a natureza do bóson do Higgs, a saber, se ele pertence a um dubleto de SU(2)_L como no modelo padrão, ou se o Higgs é um singleto desta simetria, o que ocorre, por exemplo, em modelos de quebra dinâmica desimetria. Utilizando os dados experimentais disponíveis, analisaremos os acoplamentos do Higgs com bósons vetoriais, bem como os acoplamentos tríplice…
Neste projeto serão tratados diversos aspectos da Física de Partículas. No tocante à Física de anéis de colisão e utilizaremos técnicas de "machine learning" para análise de processos no Large Hadron Collider (LHC), bem como sinais de extensões do modelo padrão. Também estudaremos sinais de matéria escura no LHC e experimentos de deteção direta. Além disso, analisaremos a conexão entre o…
Entre todas as possibilidades para além da física do Modelo Padrão (MP), os candidatos de matéria escura com massas na escala sub-GeV estão ganhando atenção significativa recentemente. Em muitos desses modelos, tais candidatos se acoplam com um novo grupo de gauge U(1) e sua interação com o MP é mediada por um novo bóson vetorial. Uma alternativa promissora de provar esses modelos é atrav…
Expandiremos o nosso programa de análise de teorias efetivas com a inclusão de novos conjuntos de dados (Drell-Yan) e correções de ordem mais alta. Além disso estudaremos a procura de novos estados fracamente interagentes no Large Hadron Collider. (AU)
Neste projeto vamos estudar se a simetria de gauge do Modelo Padrão (MP) é realizada linearmente ou não. Na realização linear, o campo de Higgs pertence a um dubleto do grupo de simetria e os desvios das predições do MP são descritos por uma teoria efetiva chamada de Standard Model Effective Field Theory (SMEFT). Neste caso, as correções para as interações tríplices dos bósons de gauge el…
Este projeto visa o estudo do potencial do LHC para a descoberta de uma nova Física através do estudo dos sinais de algumas classes de modelos, tais como, teorias supersimétricas, modelos com dimensões extras, e teorias de sabor. (AU)