Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Hering de Menezes

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Inicia seu contato com a arqueologia no ano de 2002, através dos cursos de graduação proferidos pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Em 2003, têm sua primeira experiência de campo e laboratório nessa área, tendo como coordenador o Zooarqueólogo Prof. Dr. Levy Figuti. Inicia sua carreira profissional em 2004 com a participação, como técnico em arqueologia, em empreendimentos de empresas públicas e privadas através das principais empresas de arqueolgia do país. Ao final de 2005, obtêm o título de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, juntamente com a realização de seu Projeto de Iniciação Cientifica intitulado: Estudo da Indústria Osteodontomalacológica do sambaqui Jabuticabeira II, Jaguaruna, SC (Fapesp 2005/01358-0). Em 2007 concorre a uma vaga pelo programa de pós-graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, sendo aprovado com o projeto: Estudo Comparativo de Indústrias Osteodontomalacológicas arqueológicas e etnográficas . Tem vasta experiência na sub área de pré-história brasileira, tendo trabalhado em diferentes regiões do país; com sítios cerâmicos, líticos, de pintura rupestres e principalmente sambaquis, que são sua especialidade. Desde o princípio de seu contato com a arqueologia mostrou-se interessado em unir as novas tecnologias, principalmente digitais e eletrônicas a pesquisa, na tentativa de aprimorar o processo de coletas de dados em campo e laboratório. Em 2008 tem sua primeira experiência de trabalho fora do país, participando do projeto de arqueologia internacional no Peru. Já em 2010 cria a Arqueologika - Consultoria em Arqueologia e Negócios Socioculturais dando prosseguimento aos seus planos pessoais de expansão e reconhecimento da profissão de arqueólogo no Brasil. Hoje encontra-se a frente da empresa, como diretor de projetos, contatando os melhores profissionais para gerir seus programas de diagnóstico, prospecção, monitoramento e resgates arqueológicos; para as maiores empresas do país no ramo de energia, produção de combustíveis, empreendimentos imobiliários, mineração e construção. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 18/05/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: