Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Crissiuma

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Concluiu a graduação em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 2006, tendo feito iniciação científica de 2005 a 2006 sobre o movimento do reconhecimento na Fenomenologia do Espírito de Hegel. No mestrado, realizado na mesma instituição, investigou a relação entre conhecimento, história e filosofia tomando como objeto de estudo o Hegel de Iena (1800-1803). No doutorado, realizado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Unicamp, investigou a formação do pensamento do jovem Hegel, de Stuttgart a Frankfurt (1770 - 1800), buscando a articulação entre carecimentos, relações intersubjetivas e normatividade. Entre 2004 e 2010, participou do Grupo de Estudo de Filosofia Alemã da USP. Desde 2005, integra o Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap. Foi editor da Revista Fevereiro - Teoria, política e cultura e é editor da Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos. Desde 2018, é professor adjunto do departamento de filosofia da UFRGS. Suas áreas de interesse envolvem, principalmente, os seguintes temas: classicismo alemão, filosofia hegeliana, fundamentação da teoria crítica, conhecimento e normatividade. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/11/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CRISSIUMA, Ricardo. A formação do jovem Hegel (1770-1800) : do esclarecimento do homem comum ao carecimento da filosofia. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. (11/23920-2)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: