Busca avançada
Ano de início
Entree

Paulo Cesar Telles de Souza

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Após concluir meus estudos como técnico em química e trabalhar por 2 anos em uma fábrica de vidro (empresa francesa - Saint Gobain), iniciei meu bacharelado e licenciatura em Química em 2003 na Universidade de Campinas, uma das principais universidades do Brasil e da América Latina América. Rapidamente desenvolvi um interesse em pesquisa científica, o que me incentivou a começar a trabalhar com o Prof. Munir S. Skaf. Com formação em Físico-Química, a meu treinamento durante o Mestrado (2007-2009) e o Doutorado (2009-2013) com o Prof. Skaf foi principalmente em Biofísica Molecular. Eu apliquei métodos computacionais e teóricos a problemas biológicos com relevância médica. Em particular, ganhei experiência em desenvolvimento de código, parametrização de campo de força e em estudos computacionais envolvendo receptores nucleares e quinases, o que inclui efeitos de mutações relacionadas a doenças, interações proteína-proteína, alterações conformacionais de proteínas e interações proteína-ligante. A maioria desses estudos foi realizada em empolgantes colaborações com grupos de pesquisa experimental, incluindo biofísica, biólogos estruturais, químicos medicinais e médicos.
	Como pós-doutorado, fui treinado em um dos laboratórios líderes mundiais em Biofísica Computacional, o Grupo de Dinâmica Molecular liderado pelo Prof. Siewert J. Marrink na Universidade de Groningen. Eu me especializei em simulações moleculares de proteínas solúveis em água (como SOD1), mas também aprendi sobre modelagem de bicamadas, proteínas transmembrana (receptores Toll-like, transportadores ECF, SPC), complexos de DNA-lipídio, materiais e aplicações (bio)tecnológicas. Atualmente, ainda estou colaborando com o Prof. Marrink e sua equipe. Sou um dos principais desenvolvedores da nova geração do campo de força coarse-grained (CG) Martini, um dos modelos CG mais populares do mundo. Em colaborações com outros 9 grupos de pesquisa, acabamos de finalizar uma nova versão do Martini, chamada Martini 3. O novo modelo permite previsões mais precisas de empacotamento molecular e interações em geral, com potenciais novas aplicações para o design de medicamentos, que agora faz parte do meus futuros planos de pesquisa no CNRS (Lyon, França), em colaboração com a empresa PharmCADD. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/02/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SOUZA, Paulo Cesar Telles de. Modelagem molecular de receptores nucleares : estrutura, dinâmica e interação com ligantes. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química.  Universidade Estadual de Campinas.  (09/14108-2

SOUZA, Paulo Cesar Telles de. Simulações de dinamica molecular de mutantes do receptor do hormonio tireoideano. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Química.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (07/02017-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: