Busca avançada
Ano de início
Entree

Plínio Carlos Alvalá

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação com Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1995). Durante o mestrado desenvolveu pesquisa relacionada a propagação de ondas de VLF na região Antártica, participando da primeira expedição de inverno na Estação Antártica Comte. Ferraz. No doutorado teve como tema o estudo da emissão de metano na região do Pantanal Sul Mato-grossense. Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desenvolvendo pesquisas envolvendo gases do efeito estufa, química atmosférica, ciclos biogeoquímicos, em especial do metano, óxido nitroso e do carbono. Também desenvolve projetos relacionados com a queima de biomassa e poluição urbana, a produção de ozônio e seus precursores. Realiza pesquisa utilizando várias plataformas, com equipamentos embarcados em aeronave, balões e estações fixas. É o responsável pelo Laboratório de Biogeoquímica Ambeintal do CCST/INPE, onde também são desenvolvidas pesquisas sobre radiação UV e camada de ozônio. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/02/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: