Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Cecília Naclério Homem

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É paulistana, bacharel e licenciada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo. A seguir, como bolsista do Instituto de Cultura Hispânica e da Fundação C. Gulbenkian, estudou História, História da Arte e da Arquitetura nas universidades de Madrid e Lisboa, tendo realizado Mestrado e Doutoramento nessas áreas, na USP, direcionadas para o conhecimento do patrimônio histórico e arquitetônico paulista e a necessidade de sua preservação. Trabalhou como pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Instituto de Estudos Brasileiros, ambos da USP. Além de artigos de sua autoria, salientam-se as obras: "Higienópolis: Grandeza e decadência de um bairro paulistano", premiada em 1979 e publicada pela Prefeitura em 1980, reeditada pela Edusp em 2011 como o título "Higienópolis: Grandeza de uma Bairro Paulistano"; "O Prédio Martinelli: a Ascensão do Imigrante e a Verticalização de São Paulo", "O Palacete Paulistano e Outras Formas de Morar da Elite Cafeeira (1897-1918)", e "Cozinha e Indústria em São Paulo: do Rural ao Urbano", editado pela Edusp, em 2015. Atualmente, como pós-doutorado, dedica-se ao estudo das tipologias e usos da habitação paulistana durante o império do café, com o objetivo de chegar à História do Cotidiano e da Cultura Material. É membro do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo e do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo, da Academia Cristã de Letras e do Conselho da Sociedade de Veternos de 32 - MMDC. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/01/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: