Busca avançada
Ano de início
Entree

Felipe Gustavo Ravagnani

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina) pelo Instituto de Biociências de Botucatu (UNESP). Realizou trabalhos junto aos Departamentos de Morfologia, Patologia e ao Centro de Isótopos Estáveis Ambientais em Ciências da Vida, atuando didaticamente nas disciplinas de Histologia, Biologia Celular e Molecular, Embriologia, Fisiologia Geral e Humana, Patologia Geral e Anatomia Patológica Humana em vários cursos de graduação da área Médica e Biomédica. Foi graduando em Física,Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante o ano de 2003. Em 2013 concluiu o Doutorado em Fisiopatologia Médica, pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com trabalho envolvendo bioenergética mitocondrial, com ênfase no estudo das alterações fisiopatológicas do consumo de etanol, investigando mecanismos redox, antioxidantes e alterações moleculares em DNA mitocondrial. Tem conhecimento e experiência em em biologia celular e molecular, bioquímica, métodos espectrofotométricos em química e bioquímica, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), experimentação animal, cultura de células, citometria de fluxo, microscopia. Também possui conhecimentos em espectrometria de massas. Realizou pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein com trabalho envolvendo deficiência de coenzima Q10. Foi pós-doutorando no Instituto de Química da USP, trabalhando com mecanismos fotoinduzidos de morte celular programada e os diferentes perfis de expressão gênica (RT-PCR, RNA-Seq) na terapia fotodinâmica, mecanismos autofágicos, metabolismo celular e mitocondrial, empregando técnicas e ferramentas de lipidômica, proteômica e transcriptômica. Atualmente é pós-doutorando no Hospital Albert Einstein trabalhando com células neurais obtidas através de células-tronco pluripotentes induzidas (IPSCs) de pacientes com parkinsonismo, com o intuito de investigar alterações moleculares e metabólicas em processos neurodegenerativos utilizando tecnologias de ômicas e de genética/biologia molecular (RT-PCR, RNASeq, Western Blotting). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
3 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

RAVAGNANI, Felipe Gustavo. Efeitos do consumo agudo e crônico de etanol sobre as funções mitocondriais : estudos em ratos Wistar (Rattus novergicus). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Ciências Médicas.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/54124-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: