Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Freitas Montenegro

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo graduação em Farmácia e Bioquímica (2004), Mestrado (2006) e Doutorado em Farmacologia (2009). Fiz treinamento de pós-doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2009-2011) e no departamento de cardiologia da Emory University School of Medicine, em Atlanta - USA, no grupo da Dra. Kathy Griendling. Depois trabalhei University of Pittsburgh no grupo de Timothy Billiar (researcher associate, departamento de cirurgia) e atualmente sou Pesquisador Sênior no Departamento de Farmacologia e Fisiologia do Instituto Karolinska, Suécia. Meu maior interesse de pesquisa é a caracterização de uma via alternativa para formação de óxido nítrico (NO), que acreditamos ser complementar a clássica via enzimática mediada pelas NO sintases. Meus estudos nessa área começaram no meu primeiro pós doutorado na USP, no laboratório do Prof José E. Tanus-Santos, onde nós descrevemos pela primeira vez em 2011 que o íon nitrito era um potente inibidor das NADPH oxidases vasculares. Essas evidências experimentais tem sido replicadas em diversos estudos e outros grupos tem tentando descrever os mecanismos envolvidos nessa inibição. Nós também descrevemos pela primeira vez que o óxido nítrico formado no estômago pode afetar diretamente a pressão sanguínea, em ratos e em seres humanos, e atualmente meu foco de pesquisa é tentar entender os mecanismos envolvidos nesse processo. Em 2015 fui agraciado com grant da William Harvey Research Institute Academy - Marie Curie actions for Experienced Researchers, e atualmente sou referee de alguns importantes journals na área de ciências biomédicas e de algumas agências de fomento da UE. Se você tem interesse nesse assunto ou em algum artigo meu que não está disponível na sua universidade, você pode entrar em contato via montenegromf@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 13/07/2019
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: