Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabio Mario da Silva

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Fabio Mario da Silva é Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, do Instituto de Estudos do Xingu. Tem experiência em cargos administrativos (Diretor, Diretor-Adjunto e Coordenador do curso de Letras do Instituto de Estudos do Xingu), também é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET) do ILLA (Instituto de Linguística, Letras e Artes). É pós-doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, com bolsa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e em Estudos Portugueses, pela Universidade de Lisboa. É doutor em Literatura (com bolsa da FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal), mestre em Estudos Lusófonos ( com bolsa da Comunidade Portuguesa de Pernambuco) pela Universidade de Évora (Portugal). É pesquisador coordenador de grupo de estudos do CNPq, intitulado Estudos Portugueses e Africanos.Também é pesquisador integrado do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), sendo coordenador do Gabinete de Estudos de Género, e membro colaborador CEC (Centro de Estudos Clássicos) ambos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Também integra a equipe do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP), da Universidade Federal de Sergipe. É membro associado externo do CRMIC ( Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains) da Sorbonne Université. Atualmente dirigiu, em conjunto com a Professora Cláudia Pazos Alonso (Universidade de Oxford), a edição das Obras Completas de Florbela Espanca pela Editora Estampa (Lisboa), até o 4 volume e organizou, também em conjunto com Cláudia Alonso, uma edição da Obra da modernista Judith Teixeira, com textos inéditos, pela Editora Dom Quixote. Prepara a edição da trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel, primeira epopeia escrita por uma mulher em língua portuguesa, e da obra completa da escritora oitocentista Ana Plácido. Tem no prelo vários artigos científicos e livros em coorganização, bem como organizou a antologia poética do escritor angolano António Jacinto, com prefácios dos escritores Ondjaki e Ana Paula Tavares, ainda no prelo. É organizador de diversos eventos intencionais pelo CLEPUL- Univ. de Lisboa, com destaque para o Congresso Internacional em Estudos de Gênero no contexto em língua portuguesa e italiana. Tem aprovado um projeto de Letras Pronera, com parecerista Ad Hoc, pelo Governo Federal/INCRA, para alunos/as beneficiários da Reforma Agrária. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 31/10/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: