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Seiji Isotani

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Dr. Seiji Isotani é Professor Titular em Computação e Tecnologias Educacionais na Universidade de São Paulo, Professor Titular Visitante em Educação na Universidade de Harvard, EUA, e Docente Associado no Berkman Klein Center for Internet and Society. Concluiu seu Doutorado em Inteligência Artificial na Educação pela Universidade de Osaka, Japão, e realizou seu Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Universidade de Carnegie Mellon, EUA. Possui ainda credencial em desenho e implementação de políticas públicas outorgada pela Harvard Kennedy School, EUA. Seiji é uma figura de destaque nas áreas de gamificação, inteligência artificial na educação e tecnologias educacionais. Foi um dos pioneiros no estudo sobre motivação e engajamento com gamificação em ambientes inteligentes de aprendizagem. Também foi um dos responsáveis pela formalização das bases de conhecimento sobre a formação de grupos de aprendizagem utilizando técnicas de Inteligência Artificial, recebendo prêmios da IEEE, ACM e IBM Research. Em 2021, uma análise da literatura científica conduzida por Jakub Swacha revelou que o grupo de pesquisa liderado por Seiji é um dos mais prolíficos e influentes do mundo no estudo sobre a gamificação para fins educacionais. Recentemente, Seiji propôs o conceito de Inteligência Artificial na Educação Desplugada (AIED Unplugged), utilizado na implementação da política nacional para recuperação das aprendizagens. Os resultados obtidos foram apontados como uma das iniciativas globais mais inovadoras pós-COVID-19 durante o Fórum Econômico Mundial em 2022. Esses reconhecimentos levaram Seiji a ser o primeiro latino-americano a ser nomeado e eleito para o Comitê Executivo da International Artificial Intelligence in Education Society. Com mais de 200 publicações científicas, é listado entre os 20 pesquisadores mais citados do mundo em suas áreas de atuação, conforme o Google Scholar, sendo frequentemente convidado como palestrante principal em eventos de relevância nacional e internacional. Seus orientandos também possuem destacada atuação científica, com vários deles premiados em concursos de teses e dissertações promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e suas comissões especiais, além de diversas publicações premiadas como melhores artigos em conferências nacionais e internacionais. É co-fundador de dois laboratórios de pesquisa: o Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC-USP, junto com Ellen Francine Barbosa e José Carlos Maldonado; e o NEES - Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), junto com Ig Ibert Bittencourt e Alan Pedro da Silva. Também foi co-fundador de duas startups nacionalmente premiadas, mostrando sua capacidade de integrar academia e indústria. Reconhecido por sua liderança, desde 2017 atua junto ao Ministério da Educação (MEC) e Secretarias de Educação de estados e municípios, contribuindo para a concepção e implementação de políticas públicas. Suas contribuições incluem a transformação digital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), melhorando a agilidade e qualidade das avaliações de livros que impactam a vida de mais de 50 milhões de alunos em todo o país; e a coordenação da força-tarefa capitaneada pelo Conselho Nacional de Educação, a SBC e organizações do terceiro setor, para a definição e aprovação das normas de Computação para a educação básica junto à BNCC, contribuindo para a capacitação de milhões de estudantes do país, além de viabilizar a criação de milhares de novas vagas de ensino na próxima década. Seiji sustenta a crença de que a união entre pesquisa de ponta para solucionar problemas reais da sociedade e a conexão com o desenho e implementação de políticas públicas é fundamental para o desenvolvimento do país e o avanço da ciência. (Fonte: Currículo Lattes)

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2º Seminário Informação, Inovação e Sociedade 
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SISTEMA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO DIGITAL A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) BR1020210121858 - Universidade de São Paulo (USP). LAÍZA RIBEIRO SILVA, SEIJI ISOTANI, NASSIM CHAMEL ELIAS - 18 de junho de 2021

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