Busca avançada
Ano de início
Entree

Seiji Isotani

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Seiji Isotani é Professor Titular (MS-6) junto ao Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pelo IME-USP. Fez especialização em Aprendizagem Colaborativa e Engenharia de Ontologias. E concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão). Realizou seu Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. É fundador e atual co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd), registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), sendo uma na área de tecnologias educacionais e outra na área de tecnologias semânticas, ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL), Gamificação, Engenharia de Ontologias e Dados Abertos Conectados (linked open data). Coordenou mais de 20 Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, com equipes internacionais e multidisciplinares apoiados por agências de fomento e outras entidades como o CNPq, FAPESP, NIC.br, USP, MEC, Santander, além de outras. Publicou mais de uma centena de artigos científicos, possui mais de 3000 citações e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 30 pesquisadores mais citados em suas áreas de atuação. Recebeu diversos prêmios em sua carreira de entidades como a SBC, IBM, ACM, IEEE, dentre outras. Atua como Membro do Comitê de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais, além de ser sistematicamente convidado como palestrante (keynote speaker) de eventos científicos e de divulgação científica. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies, Membro do Conselho Municipal da Secretaria da Educação do Município de São Carlos, Membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC) e Representante Brasileiro no Technical Committee on Education (TC3) da IFIP. Atuou como Professor Visitante em diferentes instituições estrangeiras no Japão, Espanha e China. Atualmente, trabalha em parceria com o Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências, é ACM Distinguished Speaker, IEEE Senior Member, Editor Associado da Frontiers in Artificial Intelligence, bolsista produtividade do CNPq e membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para a Educação Brasileira. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
7º Seminário Inovações Curriculares 
Pesquisadores da USP criam plataforma para medir esforço auditivo 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/05/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

TODA, ARMANDO M.; DO CARMO, RICARDO M. C.; DA SILVA, ALAN P.; BITTENCOURT, IG I.; ISOTANI, SEIJI. An approach for planning and deploying gamification concepts with social networks within educational contexts. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFORMATION MANAGEMENT, v. 46, p. 294-303, . Citações Web of Science: 2. (16/02765-2)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PEDRO, Laís Zagatti. Uso de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem para reduzir o problema da externalização de comportamentos indesejáveis. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Carlos.  (13/10900-9

CRUZ, Wilmax Marreiro. Day2Day: Concepção de uma ferramenta para auxiliar cuidadores nos registros diários e apresentação visual de informações dos pacientes com demência. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Carlos.  (13/13056-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: