Busca avançada
Ano de início
Entree

José Maria Parente de Oliveira

CV Lattes


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Ciência da Computação (IEC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Coordena o Laboratório de Big Data Science do ITA, atuou com Chefe da Divisão de Ciência da Computação do ITA (correspondente a Centros ou Faculdades) até março de 2020, é professor dessa divisão e pesquisador colaborador do "The National Center for Ontological Research (NCOR)", na The State University of New York - University at Buffalo, que tem como propósito avançar a qualidade de pesquisas em ontologia, e do Center for Multipurpose Information Fusion (CMIF), também na The State University of New York - University at Buffalo, que tem como propósito realizar pesquisas sobre um processo sofisticado que combina dados recebidos de múltiplas fontes para produzir estimativas a respeito de entidades, atividades ou eventos. O contexto geográfico no qual está inserido o ITA tem proporcionado a formação de pessoal para atuar em diversos setores da sociedade, notadamente educacional, governamental, empresarial e militar. Além disso, esse contexto, que conta com um polo consolidado de Ciência e Tecnologia, do qual fazem parte o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e um polo industrial vigoroso que conta com a EMBRAER e diversas outras empresas, tem favorecido a realização de pesquisas baseadas em problemas de grande relevância prática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ontologia, Big Data, Ciência de Dados e Dados Conectados. Como outras atividades profissionais, atuou como pesquisador visitante na The State University of New York - University at Buffalo, como professor no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e como Consultor Internacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), agência da Organização das Nações unidas (ONU). Publicou diversos artigos em proceedings de conferências e em periódicos. Já orientou 22 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/10/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: