Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Augusto Massote

CV Lattes


Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). Centro Universitário da FEI (UNIFEI). Campus de São Bernardo do Campo  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado e professor e coordenador do curso de engenharia de produção do Centro Universitário da FEI. Tem experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia industrial, pesquisa operacional, análise de alternativas de investimentos e planejamento, programação e controle da produção. Na indústria trabalhou durante 17 anos no desenvolvimento e implantação de projetos voltados para a melhoria da competitividade, com a aplicação de técnicas tais como: programação linear, programação inteira, simulação, teoria dos grafos, heurísticas, estatística, entre outras, e na área administrativa ocupou cargos gerenciais na áreas de planejamento e engenharia. Atualmente é consultor do IPEI. Atua na área acadêmica desde 1983 como professor em cursos de graduação de engenharia e de administração de empresas e em cursos de pós-graduação. As principais linhas de pesquisa são: (1) Sistemas de Produção e Tecnologia de Manufatura: Tem como objetivos buscar a integração otimizada dos sistemas de manufatura, analisar a viabilidade de automação da produção, integrar softwares de planejamento, programação e controle da produção, desenvolver novos modelos de produção, definir a tecnologia de manufatura apropriada para diferentes situações, determinar o lay-out mais adequado para diferentes tipos de tecnologia e sistemas de produção e desenvolver algoritmos que visam o aumento da produtividade. (2) Pesquisa Operacional: Tem como objetivos o apoio à tomada de decisão, a melhoria do desempenho de sistemas produtivos, a redução dos tempos de desenvolvimento de projetos de manufatura e a análise de alternativas de investimentos, através do desenvolvimento de modelos matemáticos otimizantes ou estocásticos, utilizando softwares específicos. Busca-se, também desenvolver metodologias para analisar o desempenho de sistemas produtivos, desenvolver algoritmos heurísticos para a solução de problemas de grande complexidade matemática e grande número de variáveis e desenvolver modelos e metodologias aplicados à melhoria da eficiência dos sistemas logísticos. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/09/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: