Busca avançada
Ano de início
Entree

Claudio Antonio Federico

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Ministério da Defesa (Brasil). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Instituto de Estudos Avançados (IEAv)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Ciências com especialização em Física, possui mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2011). Desde 1994 é servidor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica, onde atualmente atua como pesquisador e chefe do Serviço de Radioproteção. É presidente da Comissão de Radioproteção do Comando da Aeronáutica (COMRAD). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Radioatividade, Medição de radiação ionizante, dosimetria, blindagens e Física Médica de radiodiagnóstico. Atua fortemente na área de dosimetria de radiação cósmica, dosimetria de nêutrons, proteção radiológica e efeitos da radiação cósmica em sistemas aviônicos e tripulações. Coordena o Laboratório de Dosimetria Aeroespacial (LDA) do IEAv/DCTA. É membro do comitê Brasileiro CB 03:107.01, espelho do comitê internacional IEC TC-107 - Process Management for Avionics. É Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (mestrado e doutorado) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde atualmente leciona a disciplina de Radioproteção e Dosimetria aplicadas às Ciências Aeroespaciais e orienta alunos em nível de iniciação científica e Pós Graduação. É também docente da Universidade Paulista (UNIP) nas disciplinas de Física das Radiações e Dosimetria das Radiações, no nível de graduação. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/06/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: