Busca avançada
Ano de início
Entree

Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Itália

É graduada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Università degli Studi di Bari (alemão/ inglês) e em Tradução na Ruprecht-Karls Universität de Heidelberg (alemão/italiano/português). Mestrado em Língua e Literatura Italiana e Doutorado em Linguística foram concluídos na Universidade de São Paulo (USP). Em 2010-11, desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália (bolsista Capes) na área de Pragmática linguística. Atualmente é Professor Doutor (MS-3 - nível 2) da Universidade de São Paulo, onde atua na graduação (curso de Letras, habilitação em Língua e Literatura Italiana) e na pós-graduação (mestrado e doutorado). Seus principais interesses de pesquisa concentram-se na área de Linguística e Língua italiana. Atua principalmente nos seguintes temas: Pragmática linguística, Aquisição/aprendizagem de segundas línguas, Ensino do italiano como L2, Semiótica narrativa e discursiva, Intercompreensão em línguas românicas, migração e relações Brasil-Itália. É presidenta da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) (2019-2023), membro da diretoria da Associação Internacional de Professores de Italiano (AIPI) e membro de outras associações científicas da área. Desde 2013, é líder do Grupo de Pesquisa ?Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural? (GPP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa ?Língua, Identidade e Memória: o italiano dos Italianos do Brasil? (GLIM). É pesquisadora do LEER (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo) e fez parte da equipe do projeto Fapesp "Deslocamentos humanos: narrativas e representações" (processo n. 2018/10053-8). É pesquisadora responsável do projeto Fapesp "O ato de fala do pedido na perspectiva da Pragmática contrastiva: uma abordagem plurilíngue e multicultural" (processo n. 2022/05865-9) e co-fundadora do GT da ANPOLL "Estudos Pragmáticos" e da Associação Brasileira de Pragmática. Em 2022, foi professora visitante na Università degli Studi Roma Tre (Itália). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: