Busca avançada
Ano de início
Entree

Matheus Serva Pereira

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Doutor em História Social da África, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com a tese “Grandiosos batuques: identidades e experiências dos trabalhadores urbanos de Lourenço Marques (1890-1930)", selecionada pelo departamento de História para concorrer ao Prêmio Cappes de Teses 2017. Autor do livro "Grandiosos batuques: tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890-1940)". Lisboa: Imprensa de História Contemporânea, 2020. Realizou pós-doutoramento, financiado pela FAPESP, vinculado ao departamento de História da Unicamp e com estágio de investigação no ICS-ULisboa, com a pesquisa intitulada "Nyonxani, tikweni: Música, Colonialismo e Nação em Moçambique (1950-1980)". Como parte integrada do pós-doutoramento, atuo como investigador no projeto desenvolvido no Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), intitulado "Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica", coordenado pelo Prof. Fernando Teixeira da Silva. Coordenou trabalhos no projeto "Fontes para história da África no acervo do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL-Unicamp)", e organizou a exposição "Moçambique: independência e nação no AEL". Hoje, é investigador no projeto “Arquivos coloniais nativos: micro-histórias e comparações”, (PTDC/HAR- HIS/28577/2017), financiado pela FCT e desenvolvido no ICS-ULisboa. Desenvolve trabalhos nas áreas da História Social do Trabalho, História da África, História de Moçambique, colonialismo europeu na África, urbanidades africanas, música e lazer em contextos africanos e estudos pós-coloniais. É membro do Grupo de Pesquisa Áfricas: sociedade, política e cultura (UERJ/UFRJ), Observatórios Atlânticos (UFV) e do Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais (ICS-ULisboa). Também faz parte do conselho editorial da revista Práticas da História: Journal of theory, historiography and uses of the past. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/02/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

MATHEUS SERVA PEREIRA. Batuques negros, ouvidos brancos: colonialismo e homogeneização de práticas socioculturais do sul de Moçambique (1890-1940). Revista Brasileira de História, v. 39, n. 80, p. 155-177, . (18/05617-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PEREIRA, Matheus Serva. "Grandiosos batuques" : identidades e experiências dos trabalhadores urbanos africanos de Lourenço Marques (1890-1930). Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.  (13/11516-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: