Busca avançada
Ano de início
Entree

Renan de Almeida Sargiani

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013) com período sanduíche no Ph.D. Program in Educational Psychology na City University of New York (2014). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), Psicólogo (2011) e Bacharel em Psicologia (2010) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Tem Pós-Doutorado em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2019) e é Pós-Doutorando em Educação (Linguagem e Alfabetização) na Harvard Graduate School of Education (2018) e Pós-Doutorando em Psicologia da Educação na PUC-SP (2019). Foi Coordenador-Geral de Neurociência Cognitiva e Linguística na Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC - 2019) e é o Presidente-Científico do Painel Nacional de Especialistas em Alfabetização, Literacia e Numeracia do MEC. É Membro da European Literacy Network (Rede Europeia de Alfabetização) e do grupo de pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP) da PUC-SP, atuando na linha de pesquisa: Aquisição inicial da linguagem escrita e habilidades metalinguísticas. É Professor na Universidade Cruzeiro do Sul e membro do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). É membro da Psychology Coalition (Coalizão de Psicologia) na ONU e membro da mesa diretora da International Association of Applied Psychology (IAAP). Ele trabalhou para a Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e a para a International Union of Psychological Sciences (IUPsyS). É revisor de periódicos científicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Neurociência Cognitiva, com ênfase nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia da Linguagem (Psicolinguística), Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar/Educacional. Principais temas de estudos e pesquisas: Aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita; Métodos de Alfabetização baseados em evidências de pesquisas; Abordagem Conexionista do Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento da Linguagem Oral; Processamento Visuoatencional e aprendizagem da ortografia; Instrução em Consciência Fonêmica e habilidades metalinguísticas; Desenvolvimento Cognitivo, Educação infantil, Avaliação Psicológica e Políticas Educacionais. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

SARGIANI, RENAN DE ALMEIDA; EHRI, LINNEA CARLSON; MALUF, MARIA REGINA. Orthographic mapping instruction to facilitate reading and spelling in Brazilian emergent readers. APPLIED PSYCHOLINGUISTICS, v. 39, n. 6, . Citações Web of Science: 0. (13/12602-5, 14/00711-7)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SARGIANI, Renan de Almeida. Fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita em português do Brasil: efeitos de fonemas, gestos articulatórios e sílabas na aquisição do mapeamento ortográfico. Tese (Doutorado) -  Instituto de Psicologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/12602-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: