Busca avançada
Ano de início
Entree

Antonio Alexandre Isidio Cardoso

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), colegiado de Ciências Humanas/História, Campus Codó. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa na New York University (NYU). Concluiu sua graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também desenvolveu atividades de pesquisa, extensão e iniciação à docência. Já atuou como professor de História em níveis do Ensino Fundamental (SEMED-Manaus) e Médio (Projeto Novo Vestibular - Universidade Federal do Ceará). Foi professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na UFAM permanece como pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Em suas pesquisas destacam-se os seguintes temas: Migrações internas no Brasil oitocentista; História Indígena e do Indigenismo; História Social da Escravidão; Formas compulsórias de trabalho à época do Brasil Império. Faz parte do corpo editorial da Revista Tempo Amazônico, e já atuou como parecerista da Revista Brasileira de História e da Revista Mundos do Trabalho. É líder no Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Social dos Sertões - NEPHSertões, filiado no CNPq e encampado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Faz parte do grupo de pesquisa "Trabalhadores, poder e redes de sociabilidades na Amazônia (séculos XIX e XX)", filiado ao CNPq e encampado pelo Colegiado de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império. Dialoga principalmente com os seguintes temas: trabalho, migrações, alteridade, fronteiras, Amazônia. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/11/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: