Resumo
Este projeto visa o estudo de novas transformações orgânicas empregando carbenos e/ ou nitrenos como intermediários-chaves para a funcionalização de uma variedade de moléculas orgânicas. (AU)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Engenharia na École Polytechnique, Paris, França (2006). Obteve o mestrado em Química Molecular na mesma instituição (2007). Também na École Polytechnique, continuou os seus trabalhos para desenvolver o seu doutorado em Química Orgânica (2010). Em 2010 realizou um estágio no setor de P&D da Sanofi-Aventis (Paris, França) trabalhando no estudo de um medicamento anti-cancerígeno. Em seguida, efetuou estágios de pós-doutoramento no Instituto Max-Planck para Pesquisa do Carbono, Mülheim an der Ruhr, Alemanha (2011), e no Instituto Catalão de Investigação Química, Tarragona, Espanha (2012). Em 2013 voltou para o seu país de origem, iniciando o seu grupo de pesquisa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil. Igor obteve a Livre-Docência em 2019 e foi promovido para Professor Associado 5.1 no IQ-Unicamp em 2022. Igor foi vice-chefe do Departamento de Química Orgânica do IQ-Unicamp durante o biênio 2018-2020. Ele é um dos fundadores da Sessão da Sociedade Americana de Química no Brasil, ele foi seu Secretário durante o período 2016-2019 e o Presidente durante o período 2019-2021. No IQ-Unicamp, ele leciona para a graduação e pós-graduação. Seus interesses em química orgânica estão focados em três linhas de pesquisa principais: i) catálise (assimétrica), ii) Fotoquímica e iii) Química de Heterociclos. O seu grupo de pesquisa possui um amplo interesse em métodos catalíticos, com o foco não somente no desenvolvimento da síntese orgânica fundamental, mas igualmente em aplicações visando quando possível a transferência de tecnologia para indústria, assim causando um impacto mais direto em nossa sociedade. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Este projeto visa o estudo de novas transformações orgânicas empregando carbenos e/ ou nitrenos como intermediários-chaves para a funcionalização de uma variedade de moléculas orgânicas. (AU)
Um holobionte é constituído por um hospedeiro e toda a sua comunidade ecológica de microorganismos associados. É uma unidade evolutiva e a seleção de holobiontes é uma importante força evolucionária. Uma característica que ainda é pouco abordada é o papel dos metabólitos secundários nas relações microorganismos-hospedeiro, bem como nas interações quimicamente mediadas entre holobiontes (o…
Espera-se que a nanomedicina traga soluções para alguns dos maiores problemas da medicina moderna, oferecendo novas esperanças em áreas criticas tais como tratamento de câncer, infecções virais e bacterianas, diagnósticos precoces, biosensores e regeneração de tecidos. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de novos nanomateriais multifuncionais biocompatíveis baseados em nanopartíc…
O projeto visa desenvolver novas aplicações envolvendo a geração de carbenos livres a partir da irradiação de arildiazoacetatos com luz azul. (AU)
Um protocolo promovido por luz visível é reportado para o acoplamento de arildiazoacetatos com ácidos borônicos. Essa reação fotoquímica mostra uma grande melhoria em relação ao mesmo protocolo realizado na ausência de luz. Exceto por alguns casos, o acoplamento a temperatura ambiente no escuro (processo térmico) geralmente não funciona. Quando isso ocorre, é provável que também envolva c…
Novas metodologias envolvendo a síntese de guanidinas cíclicas serão investigadas e avaliadas contra doenças parasitárias, notadamente contra a Malária.
Este projeto visa a síntese de diversos derivados de guanidinas contendo diferentes niveis de complexidade, inspirados em estruturas de produtos naturais. Este projeto constitui uma parte do projeto Temático da Fapesp intitulado "A Função da Química na Adaptação de Holobiontes" (2019/17721-9)
Neste trabalho, nós nos interessaremos na síntese de diversos derivados de guanidinas contendo 1, 2, ou 3 ciclos fusionados, cujas estruturas são inspiradas nas estruturas dos alcalóides batzeladinas. Estas moléculas serão testadas contra doenças parasitárias. (AU)
Este projeto visa desenvolver 2 novas transformações baseadas na fotoquímica de arildiazoacetatos com luz visível. Os sistemas reacionais propostos serão avaliados com relação a sua eficiência e generalidade.
Este projeto visa estudar a utilização de novos agentes de ligação cruzada (ALCs) para proteínas em cross-linking/ MS. Novos ALCs são propostos e terão suas rotas sintéticas avaliadas. Em um segundo momento, membros das famílias propostas serão preparados e testados com proteínas selecionadas, para o estudo Cross-linking/ MS desejado.
O objetivo principal deste projeto é estudar novas reações envolvendo isoxazolonas como blocos de construção chave. Mais especificamente, reações catalisadas por metais e moléculas orgânicas serão investigadas com o objetivo de se preparar de maneira eficiente e seletiva uma série de importantes moléculas orgânicas, como por exemplo piridinas, cetonas e isoxazóis. Adicionalmente, a químic…