Busca avançada
Ano de início
Entree

Patricia Fernanda Do Pinho

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1998), Doutorado em Ecologia Humana pela Universidade da Califórnia Davis (2007) e pós-doutorado na Universidade de Michigan e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Minhas atividades de pesquisa utilizam as lentes de sistemas sócio-ecológicos para análises de alteração de serviços ecossistêmicos, bem-estar humano, governança e mudanças climáticas. Especificamente, tenho interesse e experiências no entendimento de arranjos coletivos locais e formas de manejo participatório por comunidades tradicionais, indígenas e outros atores na esfera rural e urbana, em escalas regionais e nacionais para redução de vulnerabilidades e riscos das mudanças climáticas no Brasil. Investigo formas de percepções locais das alterações dos serviços ecossistêmicos, biodiversidade e bem estar humano no contexto de riscos das mudanças climáticas e soluções para sustentabilidade regional e resiliência sócio-ecológica. Tenho vasta experiência em análises integradas de impactos, vulnerabilidades e adaptação aos eventos extremos relacionados a mudanças ambientais globais. Atualmente estou liderando a Quarta Comunicação Nacional do Brasil para a UNFCCC na área de segurança socioambiental. Atuei como pesquisadora do Estocolmo Resilience Center (SRC), em Estocolmo, Suécia no projeto ?Orientação para a Resiliência no Antropoceno: Investimentos para o Desenvolvimento? (GRAID. Fui professora visitante do Departamento de Geografia da Universidade de Edimburgo, liderando projeto sobre serviços ecossistêmicos, bem-estar humano e mudanças climáticas em diferentes paisagens do Estado de São Paulo. Sou autora principal do Grupo de trabalho II Impacto, Adaptação e Vulnerabilidades para o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC), no Capítulo 8 ?Pobreza, Modos de Vida e Desenvolvimento Sustentável?. Fui autora principal no capitulo 5 sobre ?Desenvolvimento Sustentável, Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades? para o relatório especial do IPCC ?Impactos do Aquecimento Global de 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais e caminhos globais de redução das emissões de gases de efeito estufa, no contexto do fortalecimento da resposta Global à ameaça da Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e esforços para Erradicar a Pobreza?. Tenho liderado e participado em diversos projetos Internacionais como, mais recentemente o projeto Klimápolis do Max Planck Institute, USP e Universidade São Judas, o Programa ESPA (Ecosystem Services for Poverty Alleviation), projeto OPENNESS da European Union?s Seventh Programme for Research", coordenadora científica do escritório Regional do International Geosphere-Biosphere Programme e co-chair da Gordon&Moore Foundation para Ciência Cidadã Participativa para a Amazônia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Pesquisa investiga o manejo sustentável em território caiapó 
Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/09/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: