Busca avançada
Ano de início
Entree

Amando Siuiti Ito

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da USP (1971), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e Professor Visitante Senior na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Molecular. Utiliza como principal ferramenta a espectroscopia fluorescência, por meio de técnicas que permitem alta resolução espacial e temporal em estudos biofísicos sobre a estrutura e o funcionamento de macromoléculas biológicas como peptídeos e proteínas e de arranjos supramoleculares como micelas, vesículas e suspensões coloidais. Além do trabalho experimental, realiza simulações computacionais fazendo um acoplamento de cálculos de estrutura eletrônica com simulações por dinâmica molecular, para as moléculas em meio solvente e em interação com bicamadas lipídicas. Os sistemas estudados compreendem drogas anti-leishmania, resinas naturais de abelhas indígenas, peptídeos virais de fusão e peptídeos com atividade lítica em membranas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Patente(s) depositada(s)

ÁCIDO ORTO-AMINOBENZÓICO-HEXADECILAMINA COMO SONDA FLUORESCENTE PI0405200-5 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Amando Siuiti Ito; Cassia Alessandra Marquezin; Izaura Yoshico Hirata; Luiz Juliano Neto - 29 de outubro de 2004

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: