Busca avançada
Ano de início
Entree

Almir Antonio Rosa

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo; Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR/ECA/USP), desde 2002; Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, gestão 2016-2018; Pesquisador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Aartes da Universidade de São Paulo. É Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Possui graduação em Psicologia e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Videoartista, Produtor e Diretor de Audiovisual; é Professor e Pesquisador. Pesquisa Televisão Digital, interatividade, vídeo, cinema, arte eletrônica e cultura japonesa. Dirige e realiza trabalhos de videoarte, videopoemas e intervenções em mídias. Desenvolve o trabalho Namahaiku (cinema expandido, Vjing/live-image e poesia japonesa). É VJ e membro dos coletivos C.O.B.A.I.A e Formigueiro, em que realiza trabalho coletivo de atuação artístico-intervencional. Dirigiu e apresentou BoTuPlaY, programa de Web TV, exibido pela Internet no site http://www.alltv.com.br, em 2007. Pesquisa e desenvolve conteúdo e Design para IPTV da USP (http://www.iptv.usp.br); é membro do Grupo Assessor Técnico para a Implantação do IPTV USP (GAT IPTV). É Coordenador do Canal temático Arte e Cultura, do Sistema IPTV USP, pela ECA/USP. Atuou em Produção Televisiva na Terebi Shin Hiroshima, em Hiroshima, Japão (1993/1994), com apoio da AOTS/ABK e do MITI/Governo do Japão (Ministério da Indústria e Comércio Exterior ? [atualmente Ministério da Economia, Comércio e Indústria ? METI]). Foi bolsista da Fundação Japão em estudo de pós-graduação, em Osaka, Japão, (1999) - Programa de estudos em Língua Japonesa para Pós-Graduandos, e construção de home page sobre a pesquisa de Videohaiku. Participou de vários festivais de vídeo e arte eletrônica no Brasil e em países como Japão, Estados Unidos, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Argentina, México, Peru, e Colômbia, com obras em que atuou como diretor e produtor. E participou também como curador e jurado em festivais nacionais de filmes e vídeos. Participou da mostra ?Made in Brasil ? três décadas do Vídeo Brasileiro?, curadoria de Arlindo Machado, Itaú Cultural, em 2003. Publicou diversos artigos sobre tecnologia e TV, arte e vídeos comunitários, em livros, revistas, jornais e anais de congresso, além de diversos livros de poesias; é autor do livro "Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos", editado pela Alameda Editorial, São Paulo, (2012); foi pesquisador e entrevistador no livro "O cinema da retomada ? depoimento de 90 cineastas dos anos 90", de Lúcia Nagib, editado pela Ed. 34, São Paulo/SP (2002); é autor do capítulo "Televisão Digital: quando chega a interatividade?", no livro "Mídias Digitais & Interatividade", Organização de Pedro Nunes, editado pela Editora UFPB, João Pessoa/PB (2009). Foi Membro de Comissão Profissional e Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo ? Comissão de Rádio, Televisão e Vídeo, como representante do SINDCINE, de 1997 a 1998. Participou como membro de Comissão de Seleção de Edital de Desenvolvimento de Roteiro, do Ministério da Cultura ? Secretaria do Audiovisual, em 2009. É Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMidia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo É membro-pesquisador do Centro de Estudos Orientais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, desde 1998. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), desde 2010: Diretoria e Comitê Editorial da Revista da SET, de 2010 a 2016; Vice-Diretor de Cinema, gestão 2016-2018; Diretoria 2018-2019. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/11/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

BARAÚNA, Danilo Nazareno Azevedo. Modos de espacialização do vídeo na arte contemporânea. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (14/16163-9)

GUZMÁN, Sally Julieth Galvis. Kinetoscopes, aparelhos e imagens audiovisuais. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (13/06283-4)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: