Busca avançada
Ano de início
Entree

Eduardo Barbosa Coelho

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) (1990), nefrologista (1994) pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Doutor em Medicina na área de Clínica Médica, FMRP-USP (1997), fellow em farmacologia clínica pela Vanderbilt University, USA (2005) e livre docente em Nefrologia pela FMRP-USP (2009). Atualmente é professor associado III da Disciplina de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atuou como Diretor Científico da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) do HC-FMRP-USP (2005-2009). Fundou (2005) e consolidou a Unidade de Pesquisas Clínicas do HCFMRP-USP, filiada a Rede Nacional de Pesquisa Clínica DECIT/MS, atuando como coordenador nas gestões de 2005 a 2012 e na atual, desde 2014. Coordenou o projeto de implantação do Núcleo de Avaliação em Tecnologias em Saúde (NATS) do HCFMRP-USP. Atualmente coordena o laboratório de hipertensão experimental e farmacogenética da Disciplina de Nefrologia (FMRP-USP). O laboratório estuda o impacto de polimorfismos genéticos em enzimas envolvidas no transporte e metabolismo de fármacos, o papel dos citocromos P450 no metabolismo renal do ácido araquidônico e no balanço de sal e água e a influência de doenças renais sobre a disposição cinética e aspectos farmacodinâmicos de drogas cardiovasculares. Participa em conjunto com empresas de biotecnologia nacionais no desenvolvimento de novos medicamentos, testes pré-clínicos e clínicos e utilização de métodos alternativos ao uso de animais de experimentação. De 2012 a 2014, coordenou a área de Pesquisa Clínica junto a Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (CCTIES) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com o objetivo de estabelecer estudos multicêntricos de interesse ao SUS. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/09/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PAIVA, CARLOS EDUARDO; CARVALHO LEONE AGUIAR, ANDREIA FERNANDA; NOBRE, FERNANDO; COELHO, EDUARDO BARBOSA. A comparison between sphygmomanometer-based and ambulatory blood pressure monitoring in acute salt loading and depletion protocol. Clinics, v. 66, n. 5, p. 767-772, . Citações Web of Science: 1. (05/59269-2)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: