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Vagner Gonçalves da Silva

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Antropólogo formado pela Universidade de Sao Paulo onde é professor, pesquisador e orientador no Departamento de Antropologia, no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte. Pós-doutor pela Harvard University onde foi fellow do W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research; Pós doutor pela City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante como bolsista do Fulbright Scholar Program. Foi chefe do Departamento de Antropologia e é coordenador do CERNe - Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, grupo de pesquisa da USP. Dedica-se à produção de conhecimentos junto às populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), patrimônio e artes afro-brasileiras, representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia). É autor dos livros: Candomblé e Umbanda; Orixás da Metrópole (traduzido para o italiano); O antropólogo e sua magia; Exu - Guardião da Casa do Futuro; Terreiros tombados em São Paulo; Exu - Um Deus Afro-Atlântico no Brasil. Organizou 8 livros entre os quais: Intolerância religiosa; Memória Afro-Brasileira (coleção em 3 volumes) e Através das Águas - Os Bantu na formação do Brasil; É autor de ensaios para catálogos de arte, como "Brésil, Lhéritage africain" (Museu Dapper, Paris) e "Eshu, the divine trickster" (Antique Collectors' Club, New York). Foi membro do comitê de implantação do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo (onde foi curador da exposição "Divina Inspiração") e do comitê que implementou ações afirmativas no PPGAS-USP. Elaborou com as comunidades de matriz africana em São Paulo os laudos antropológicos que instruíram seus processos de tombamento e colaborou no estudo que culminou no registro do carnaval paulista como patrimônio imaterial do estado. (Fonte: Currículo Lattes)

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