Busca avançada
Ano de início
Entree

Vagner Gonçalves da Silva

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor, pesquisador e orientador do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, onde obteve o título de bacharel em Ciências Sociais e os de mestre e doutor em Antropologia. Pós-doutor pela Harvard University onde foi fellow no W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research. Pós doutor pela City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante como bolsista do Fulbright Scholar Program. Foi chefe do Departamento de Antropologia e é coordenador do CERNe - Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq -USP. Dedica-se à produção de conhecimentos junto às populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), patrimônio e artes afro-brasileiras, representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia). Publicou e editou, entre outros livros: Candomblé e Umbanda; Orixás da Metrópole (traduzido para o italiano); O antropólogo e sua magia; Intolerância religiosa; Memória Afro-Brasileira (coleção em 3 volumes); Exu - Guardião da Casa do Futuro; Exu - Um Deus Afro-Atlântico no Brasil (prelo) e Terreiros tombados em São Paulo. Laudos e Reflexões sobre a patrimonialização de bens culturais afro-brasileiros (prelo). É autor de ensaios para catálogos de arte, como "Brésil, Lhéritage africain" (Museu Dapper, Paris) e "Eshu, the divine trickster" (Antique Collectors' Club, New York). Foi membro do comitê que implementou ações afirmativas no PPGAS-USP e do comitê de implantação do Museu Afro Brasil em São Paulo (onde foi curador da exposição "Divina Inspiração"). Elaborou com as comunidades de matriz africana em São Paulo os laudos antropológicos que instruíram os processos de tombamento e colaborou no estudo que culminou no registro do carnaval paulista como patrimônio imaterial do estado. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SILVA, Marina Barbosa e. \"Orixás, guardiões da ecologia\": um estudo sobre conflito e legitimação das práticas religiosas afro-brasileiras em Porto Alegre. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/06769-6

OLIVEIRA, Rosenilton Silva de. A cor da fé: \'identidade negra\' e religião. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/12372-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: