Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Fernanda Hornos Carneiro

CV Lattes Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Assistente do Departamento de Farmacia da Faculdade de Quimica e Farmacia da Pontificia Universidade Católica do Chile. Graduada em Ciencias Biológicas - Modalidade Médica (ênfase em Análise Ambiental e Pesquisa - 2007) pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, Mestre em Ciências da Saúde (Farmacologia e Terapêutica Clínica) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2010). Durante a Graduação e o Mestrado realizou estudos de biomonitoramento da qualidade ambiental, especificamente da qualidade do ar na cidade de Porto Alegre - RS, os quais tiveram financiamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em 2014, concluiu seu Doutorado em Ciências (Toxicologia) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2014). A Tese foi intitulada "Avaliação da distribuição, metabolismo e nefrotoxicidade do timerosal - um conservante a base de mercúrio usado em vacinas - utilizando modelos in vivo e in vitro". Durante o Doutorado, realizou estágio Sanduíche na The University of Queensland - Austrália (2013). O trabalho resultante recebeu Menção Honrosa no Prêmio Teses USP em 2016. Executou 2 projetos de Pós-Doutoramento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2016 e 2018 - duração total: 3 anos - Toxicologia). Recentemente realizou 1 ano de Pós-Doutoramento na Harvard Medical School (Departamento de Genética) dedicando-se ao estudo de compostos capazes de reverter os efeitos tóxicos do bisfenol A sobre a saúde reprodutiva utilizando modelo toxicológico alternativo (C. elegans), também com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (BEPE-FAPESP). É revisora de periódicos que incluem Environmental Research, Journal of Toxicological and Environmental Health (part A), Ecotoxicology e Ecotoxicology and Environmental Safety e foi Editora líder convidada de edição especial da Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Hindawi) de 2017 a 2018. Participou da Comissão Organizadora de eventos relevantes na área de Toxicologia. Orientou 2 alunas de Iniciação Científica com bolsa FAPESP e atualmente co-orienta aluna de Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Toxicologia da FCFRP-USP, também com bolsa FAPESP. É autora ou co-autora de mais de 25 artigos científicos em revistas indexadas na área de Toxicologia com um total de 224/245 citações e fator H 9/9 (Web of Science/Scopus). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: