Busca avançada
Ano de início
Entree

Claudia Barbieri Masseran

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora adjunta de Literatura Portuguesa no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora (2012) e Mestre (2008) em Estudos Literários na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC, Bauru, UNESP, 2005). Tanto a dissertação, quanto a tese, versaram sobre as relações entre a cidade de Lisboa e a obra do escritor José Maria Eça de Queiroz, aproximando a cidade oitocentista do texto literário queiroziano. Em 2017, concluiu o pós-doutoramento na FCLAr/UNESP com a pesquisa "O teatro alegre, a farsa ligeira: dramaturgia, urbanidade e crítica em Gervásio Lobato", tendo sido bolsista da FAPESP e da CAPES em períodos distintos. No pós-doutoramento, entre 2015 e 2016, foi pesquisadora visitante do Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Integra, desde 2013, o Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC), sediado na Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr, UNESP), cadastrado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Temas de interesse: representações de espaço e cidade na literatura, construção de imagem urbana e urbanidade literária na obra do escritor português Eça de Queiroz (1845-1900), estudos oitocentistas, teatro naturalista português, com ênfase na obra do dramaturgo Gervásio Lobato (1850-1895). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/10/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: