Busca avançada
Ano de início
Entree

Samanta Etel Treiger Borborema de Carvalho

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Instituto Adolfo Lutz (IAL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2002). Especialista em Protozoologia em Saúde Pública pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Mestre (2005) e Doutora (2010) em Aplicações Biológicas da Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/USP. Doutorado Sanduíche pela University of Zurich, Suíça (2009). Pós-doutorado pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde/SP (2018). Entre 2009 a 2012, exerci a função de Assistente de Pesquisa Científica e Tecnológica no Instituto Adolfo Lutz. Atualmente sou Pesquisadora Científica V no Instituto Adolfo Lutz. Sou vice-diretora do Núcleo de Parasitoses Sistêmicas do IAL. Trabalho com o desenvolvimento de fármacos para o tratamento de doenças parasitárias negligenciadas. Sou orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da CCD/SES-SP.Tenho experiência nas áreas de protozoologia parasitária humana, biologia molecular e farmacologia, com ênfase em sistema de entrega de drogas e farmacocinética. Atuo principalmente nos seguintes temas: avaliação pré-clínica de compostos naturais, sintéticos e fármacos tradicionais contra protozoários causadores das Leishmanioses e doença de Chagas. Trabalho com ensaios in vitro para a triagem de drogas, determinação de sua eficácia, citotoxicidade e mecanismo de ação; ensaios in vivo para determinar a dose efetiva, via de administração e perfil farmacocinético; utilização do sistema de entrega de droga para melhorar a eficácia de droga, e biologia molecular (expressão genica, qPCR e sequenciamento) para identificação e quantificação parasitária. Coordenei e participei de projetos de pesquisa com financiamento pelo CNPq e FAPESP. Participo de projetos e parcerias nacionais e internacionais com a Unifesp e UFABC (Brasil). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/11/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações2
Cit./Artigo1,0
Dados do Web of Science

TREIGER BORBOREMA, SAMANTA ETEL; OSSO JUNIOR, JOAO ALBERTO; TEMPONE, ANDRE GUSTAVO; DE ANDRADE JUNIOR, HEITOR FRANCO; DO NASCIMENTO, NANCI. Pharmacokinetic of meglumine antimoniate encapsulated in phosphatidylserine-liposomes in mice model: A candidate formulation for visceral leishmaniasis. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY, v. 103, p. 1609-1616, . Citações Web of Science: 2. (14/24908-4)

MENDES, VIVIANE DE MELO; TEMPONE, ANDRE GUSTAVO; TREIGER BORBOREMA, SAMANTA ETEL. Antileishmanial activity of Hi-antihistamine drugs and cellular alterations in Leishmania (L.) infantum. Acta Tropica, v. 195, p. 6-14, . Citações Web of Science: 0. (18/10279-6, 14/24908-4)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: