Busca avançada
Ano de início
Entree

Robson Tramontina

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de Sorocaba (UNISO). Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Farmacêutico e enzimologista aplicado, com atuação em biocatálise, biologia sintética e processos sustentáveis de biomanufatura. Desde 2025, atua como Research Associate no Manchester Institute of Biotechnology (University of Manchester, Reino Unido), integrando o grupo do Professor Neil Dixon no projeto BBSRC Global Centre CIRCLE (Centre for Innovative Recycling and Circular Economy), iniciativa internacional financiada em 82 milhões pelo UKRIBBSRC e National Science Foundation (EUA). Sua pesquisa foca em enzimologia, processamento de biomassa e biologia sintética, desenvolvendo sistemas microbianos e enzimáticos para converter resíduos carbonáceos em bioprodutos de alto valor, fortalecendo a economia circular global.É fundador e CEO da NexVitro Biologics, empresa nacional premiada que desenvolve insumos biotecnológicos e reagentes diagnósticos com certificação ISO 9001 e ISO 13485. A NexVitro tem se destacado pelo impacto na bioeconomia brasileira, parcerias com instituições como Unicamp, Fiocruz e EMBRAPII, e reconhecimento em prêmios de inovação (CNI, SEBRAE).Atuou como pesquisador pós-doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), dedicando-se ao estudo de biocatálise enzimática para derivação de compostos bioativos e aromatizantes a partir de biomassa lignocelulósica, e à biodegradação de plásticos não biodegradáveis por microrganismos. Possui 15 de índice h, 22 publicações com mais de 700 citações, e experiência internacional consolidada em biotecnologia industrial com passagens por universidades no Brasil, Reino Unido, Países Baixos e Argentina.Graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com formação complementar pela Universidade de Utrecht (Países Baixos), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pelo Manchester Institute of Biotechnology (Reino Unido). Seu trabalho alia pesquisa científica, empreendedorismo e inovação tecnológica para o desenvolvimento de soluções biotecnológicas sustentáveis e acessíveis. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Nova rota biotecnológica possibilita obter produtos químicos finos de resíduos agrícolas 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 08/11/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

COMPOSIÇÃO DE ENZIMAS LIGNOCELULOLÍTICAS, MÉTODO DE CONVERSÃO ENZIMÁTICA E VETOR DE EXPRESSÃO DE UMA SUPERÓXIDO DISMUTASE BR 10 2015 017256 7 - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Universidade Estadual de Campinas Unicamp; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Falsarella Carazzole; Fernanda Mandelli; Jose Geraldo Da Cruz Pradella; Thabata Maria Alvarez; Flávia Costa Leonardo; Fernando Ferreira Costa; Ana Maria Costa Leonardo; Robson Tramontina; Livia Beatriz Brenelli De Paiva; Thiago Augusto Gonçalves; Diogo Robl - 01 de janeiro de 2015

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.