Busca avançada
Ano de início
Entree

Vanessa Regina de Oliveira Martins

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Vanessa Regina de Oliveira Martins realizou Pós-doutorado Sênior com financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023-2024). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Cursando Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (iniciado em 2023). Professora Adjunta IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Atualmente, coordena o Curso de Especialização em Educação de Surdos em Abordagem Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) EducaSurdos , oferecido na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFSCar, conforme o Edital de Abertura n. 146/2024/SEaD/R. Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Membro da Comissão Editorial da Revista de Educação Especial (UFSM) - Editora de Seção. Coordenadora e criadora do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras (UFSCar/FAPESP/PROEX). Membro do Grupo de Trabalho "Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos" - Grupo Consultivo MEC/SECADi/DIPEBS. Coordenou um Grupo de Estudos em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Membro e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE/UNISINOS). Membro avaliadora Ah hoc de projetos de pesquisas submetidos à FAPESP e de Iniciação Científica, submetidos à Editais CAPES pela UFSCar. Possui experiência docente na área da educação bilíngue de surdos (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental); na formação na área social da surdez; na formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais; na formação para educadores bilíngues de surdos e professores de Libras. Possui experiências como tradutora e intérprete de língua brasileira de sinais em diferentes áreas, com maior ênfase na interpretação em contextos de ensino. Áreas de interesse de estudos e pesquisas: Filosofias da diferença; Educação de surdos e educação inclusiva; Intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; Educação bilíngue de surdos; Relações de saber e poder no contexto educacional; Educação e diferenças; Práticas pedagógicas; Letramento multimodal e Pedagogia surda. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 12/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

#CasaLibras promove atenção bilíngue e virtual para crianças surdas em meio à pandemia


Estreia em 8 de setembro de 2020 - Agência FAPESP. Pesquisa em desenvolvimento com a FAPESP em meio à pandemia do coronavírus traz um material acessível à crianças surdas.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.