Busca avançada
Ano de início
Entree

Vania Cristina Cerri

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Instituto Superior de Comunicação Publicitária (ISCP). Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Pró-Reitoria Acadêmica  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pós-doutora em Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação no IA UNESP SP em 2020, com pesquisa sobre: Arquitetura e Artes na constituição do espaço teatral moderno: Reflexões sobre o lugar do espectador - uma abordagem transdisciplinar e transmídia das Artes. Tem interesse nos estudos e teorias curatoriais nas Artes Cênicas, com aderência à mediação estética, social e cultural do desenvolvimento, divulgação e recepção da obra artística/arquitetônica. Doutora em Arquitetura (Teatral e Cênica) na área de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2011. Mestre em Filosofia, História e Estética da Arte e Arquitetura pela FFLCH USP em 2003, com estudos sobre a Estética e a Arquitetura Teatral no Renascimento com tradução comentada da obra (Trattato sopra le scene), do arquiteto italiano Sebastiano Serlio . Pós-graduada (lato sensu) em Arte Educação pela ECA USP em 1995. Graduada em Artes (Licenciatura Plena em Educação Artística/Desenho em 1990). Tem formação como cenógrafa e figurinista pelo Teatro Colón de Buenos Aires, pela ECA-USP e FAU-USP. É autora do livro: Scaenae Frons - O Renascimento e as origens da cenografia moderna. Annablume (2016), com apoio financeiro da FAPESP. Co-autora do livros: Preceptivas Arquitetônicas, Annablume (2016). Leon Battista Alberti, Humanismo & Racionalidades Modernas, Annablume, 2020 (org.Mário.D'Agostino et al.) Integrante do grupo de pesquisa da Société Internationale Leon Battista Alberti (S.I.L.B.A.), Artes Renascentes, sob coordenação do prof. dr. Francesco Furlan, (Président du Directoire de transition - Paris- França) e dr. Mário Henrique D'Agostino (FAU-USP) É docente e pesquisadora no Ensino Superior desde 2002 nos cursos de graduação em Arquitetura (História e Teoria da Arquitetura, História do Design, Cenografia e Ambientação, e Plástica,); Artes Plásticas-Visuais (Pintura e Desenho); Dança (Poéticas da cena e Elementos visuais do espetáculo TCC); Design de Interiores (Espaços Efêmeros, Cenografia e Ambientação); Design de Games e Moda (Desenho e Linguagem Visual). Na pós-graduação nos cursos de: MBA em Negócios da Moda, Produção e Comunicação em Moda, (Processos Criativos). Atuou nos cursos de MBA e Especialização em Projetos de Interiores e Visual Merchandising (Projeto Cenográfico e Vitrinismo) e Arquitetura comercial (Moda, Comportamento e Arquitetura). Em 2020 ministrou curso livre de cenografia para Escola da Cidade. Foi pesquisadora e orientadora do LABTRI - Laboratório de Tridimensionalidade da FAU USP, desenvolvendo pesquisa, orientação e elaboração de modelos tridimensionais dos Teatros: vitruviano e serliano. Foi bolsista PAE junto ao departamento de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo da FAU -USP, realizando Estágio Supervisionado em Docência no curso de Arquitetura e Urbanismo. Atua como cenógrafa, figurinista e diretora de arte (DRT -24707/SP), tendo como últimos trabalhos as peças teatrais: Terror e miséria do Terceiro Reich de Bertold Brecht (2019); "Bailei na Curva" de Júlio Conte (2017 e 2018) e Gota d'Água" de Chico Buarque (2016 e 2017), sob direção geral de Vicente Latorre. Sócia/ Diretora Financeira do Iniciativa Cultural (http://www.iniciativacultural.org.br). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/06/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: