Busca avançada
Ano de início
Entree

Carine Emer

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Minha linha de pesquisa integra teoria e prática para entender processos ecológicos envolvendo interações animal-planta à nível de (meta)comunidade e como estes respondem a efeitos antrópicos em escala ecológica e evolutiva, com objetivo final de conservação de biodiversidade. Recentemente, tenho me interessado por questões sócio-ecológicas como estratégias para sustentabilidade através da conservação de serviços ecossistêmicos fornecidos por interações animal-planta. Atualmente, Jovem Pesquisadora Fluminense no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Pesquisadora Associada no Instituto Juruá/AM, estudando redes sócio-ecológicas em sistemas aquáticos e terrestres. Pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco no Projeto Ecológico de Longa Duração do Parque Nacional do Catimbau explorando interações ecológicas no bioma Caatinga. Pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista onde avaliei como a defaunação e a fragmentação do habitat afetam interações entre aves frugívoras e plantas na Mata Atlântica, em tempo ecológico e evolutivo. Pós-doutorado na Estación Biológica de Doñana (Espanha) onde investiguei processos de dispersão de sementes por aves à nível de metacomunidades em ambientes altamente fragmentados desenvolvendo uma abordagem de meta-redes complexas. Doutorado pela Universidade de Bristol (UK) onde estudei múltiplos aspectos de interações entre espécies exóticas e nativas em redes de polinização em ecossistemas temperados e sub-alpinos. Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde testei como redes de mutualismo formiga-planta respondem à perda de habitat e à fragmentação causadas pela construção de hidrelétricas na Amazônia Central. Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos onde investiguei o potencial invasor de espécies exóticas em áreas preservadas de Mata de Araucária, bem como a regeneração de espécies nativas em áreas de monoculturas florestais. Experiência em conservação junto ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (ICMBiO/Cemave) atuando na 'Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas'. Trabalhei como assistente de campo pela Universidade de Utah/PDBFF na Amazônia Central, investigando a ecologia e evolução de estratégias de defesa antiherbivoria em espécies do gênero Inga. Atuei como bolsista de Iniciação Científica em diversos laboratórios de pesquisa durante minha formação acadêmica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: