Busca avançada
Ano de início
Entree

Daniela Giovana Siqueira

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando nos cursos de Audiovisual e Jornalismo. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tendo desenvolvido a pesquisa: "Cineastas mineiros em trânsito (1968-1970): política, cultura e memória", com sanduíche realizado na Universitat de València, sob orientação do Professor Doutor Vicente Sánchez-Biosca, ambos com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a dissertação: "Cenas de um horizonte político: o ano de 1963 e a produção de cinejornais a serviço de uma administração municipal na capital de Minas Gerais". Ambos os trabalhos propõem discussão sobre as relações entre Cinema e história. Bacharel em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Na UFMS coordena o projeto de extensão ?O audiovisual nas escolas: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons?. Foi professora das disciplinas Pesquisa em Comunicação, História do Cinema Brasileiro e Preservação de Acervos Fílmicos e Audiovisuais da graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA em Belo Horizonte, do seminário Memória e Preservação Audiovisual da graduação em Cinema e Audiovisual da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), e da disciplina Política de Preservação de Acervos Especiais da Pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Coordenou entre 2003 e 2009 o projeto Cine-Pop: programa de inclusão, reflexão em sessões comentadas e realização de vídeos a partir de oficinas voltadas para pessoas com trajetória de vida nas ruas de Belo Horizonte. Co-coordenou entre 2009 e 2010 o projeto Cine Repertório: cineclube voltado para formação no campo da História do Cinema Brasileiro e Mundial. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: